‘Ouvir a População’ arranca para novo ciclo pelo concelho de Setúbal

Autarquia vai ouvir as populações bairro a bairro e visitar instituições locais e empresas 

O programa da Câmara de Setúbal “Ouvir a População, Construir o Futuro”, que aproxima as populações da gestão autárquica, está de volta para um novo périplo pelo território, o qual se inicia nesta segunda-feira na freguesia de São Sebastião. "Este projeto, inédito a nível nacional, e que decorre da visão, do compromisso e da prática de município participado, transversal a toda atividade da Câmara de Setúbal, leva o executivo e as juntas de freguesia a avaliar, em cada bairro, em cada rua, as necessidades sentidas pela população", explica a autarquia gerida pela CDU. 
Autarcas preparam-se para 'ouvir a população' a partir de hoje 

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, disse, no dia 5 de Fevereiro, no Forte de Albarquel, em encontro de apresentação deste novo ciclo para o mandato 2021-2025, que esta é uma iniciativa “de estreita relação com as populações no âmbito do espírito do município participado”.
O autarca sublinhou que este é um programa que, ao longo dos últimos anos, tem sido pautado por excelentes resultados no que respeita à melhoria da qualidade de vida no território e que, por isso, é essencial “aprofundar a relação de proximidade, não apenas com os munícipes, mas também com as freguesias”.
O “Ouvir a População, Construir o Futuro”, reforçou o autarca, materializa-se, neste novo ciclo, “numa experiência diferente e que permite novas possibilidades”, que advém, em parte, “do quadro de descentralização de competências da Câmara paras as juntas de freguesias e que atingiu, aproximadamente, os seis milhões de euros”.
Através de visitas do executivo ao território, amplia-se o conhecimento das realidades locais, auscultam-se as populações sobre necessidades, anomalias e anseios e identificam-se ações a realizar, seja de natureza imediata, seja incorporando-as nos planos de atividades das autarquias.
“O sucesso deste projeto necessita, fundamentalmente, da participação e do envolvimento das populações, pelo que no conjunto de iniciativas definidas para este novo ciclo tudo faremos para motivar os munícipes para uma participação ativa”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins.
Além da auscultação feita no terreno, bairro a bairro, rua a rua, o programa tem prevista a realização de um conjunto de visitas a empresas, escolas, instituições e coletividades que integram o movimento associativo local, assim como a serviços comerciais e a espaços e equipamentos públicos.

Participação cívica ativa é um dos elementos-chave
Visitas dos autarcas decorrem em todas as freguesias 
O novo ciclo do “Ouvir a População, Construir o Futuro” tem início já esta segunda-feira no território de São Sebastião, para o qual está agendado, até 16 de março, a realização de um conjunto de visitas técnicas, reuniões e atendimentos descentralizados com os munícipes.
Para o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, este programa sem paralelo constitui “um momento alto no contacto com as populações, no âmbito de uma gestão participada, para ir ao território e avaliar e debater, em conjunto, como melhorar a vida coletiva”.
O autarca frisou que a participação cívica ativa é um dos elementos-chave do “Ouvir a População, Construir o Futuro” e que o maior sucesso deste programa está na voz das próprias populações. “Será melhor quanto mais pessoas participarem, trazendo os mais variados contributos à reflexão coletiva”. 
Sem dúvidas quanto à importância deste programa para a construção de um território com mais qualidade de vida, Nuno Costa relembrou o último ciclo realizado. “Resolvemos cerca de 90 por cento das necessidades identificadas pelas pessoas que conhecem, melhor do que ninguém, o território no qual vivem”. 
Todas as informações deste novo périplo do programa municipal podem ser consultadas nesta página, na qual é também possível efetuar agendamentos para os atendimentos descentralizados e ficar a conhecer as datas e os locais das reuniões públicas dos autarcas com as populações.
O “Ouvir a População, Construir o Futuro” constitui-se como um revelante contributo na qualificação do território, para a qualidade de vida de quem reside ou trabalha no concelho de Setúbal e facilita a atração de investimento, gerando, assim, mais emprego e riqueza.
Este programa municipal é, igualmente, uma importante ferramenta de gestão autárquica, que estreita os laços de cooperação entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia e que aproxima como nunca as autarquias da população e dos diferentes agentes do território.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal


Comentários