Estrada Nacional 252 prevista para Março após recomeço da obra na Ribeira da Salgueirinha

Aprovação da Infraestruturas de Portugal já chegou e a intervenção foi retomada

Já foram retomados os trabalhos de construção do atravessamento da Ribeira da Salgueirinha  sob a Estrada Nacional 252, que devem ficar concluídos dentro de dois meses, anunciou a Câmara  de Palmela. Está assim previsto para meados de Março o fim do constrangimento do trânsito automóvel entre Pinhal Novo e Setúbal, que tem sido feito nos últimos tempos com recurso a um desvio alternativo. A aprovação da Infraestruturas de Portugal já chegou e a intervenção foi retomada. A autarquia lembra complexidade dos trabalhos que, naquela zona, decorrem desde o verão passado. Entretanto, a obra está a decorrer noutras frentes de trabalho, encontrando-se executada em "mais de 80 por cento", conta o município. 
Obras da Ribeira da Salgueira recomeçaram a bom ritmo 

Os trabalhos de construção do atravessamento da Ribeira da Salgueirinha sob a estrada nacional 252 recomeçaram. Esta intervenção esteve "suspensa para definição e aprovação de materiais, por parte da Infraestruturas de Portugal", lembra a autarquia de Palmela em comunicado.
Concluída a passagem hidráulica, vão ser agora preenchidas as zonas laterais a essa estrutura (4 metros para cada lado) e feitas as duas lajes de transição. Em seguida, será feita a repavimentação daquele troço da estrada.
Por determinação da Infraestruturas de Portugal e considerando, também, "as boas regras de construção, nomeadamente, o tempo de cura do betão para obtenção de resistência total (28 dias), o conjunto dos trabalhos naquele local deverá prolongar-se por mais 60 dias", diz a autarquia. 
"Trata-se de uma intervenção muito complexa, pela sua dimensão, técnicas construtivas e porque depende de outras entidades para desvio de infraestruturas enterradas (eletricidade, gás, esgotos e comunicações), de postes de média tensão e licenciamento da obra", sublinha ainda a Câmara de Palmela.  
Acresce que as obras em geral, "vivem momentos difíceis, com atrasos no fornecimento de materiais e falta de pessoal, agravados pelo avanço da pandemia", esclarece a autarquia que já no inicio do ano sublinhou que as fortes chuvadas no final de Outubro "causaram um forte condicionamento" e "atrasaram ainda mais" as obras no terreno.    
O novo atravessamento na Estrada Nacional 252 tem como "objetivo evitar a concentração de água e inundações, que ocorrem sempre em situações de grande pluviosidade, as quais tendem a agravar-se devido às alterações climáticas", lembra a autarquia. Esta obra vai "garantir a segurança de pessoas e bens dos moradores, empresas e utilizadores daquela via". 
A Regularização da Ribeira da Salgueirinha é "uma obra pública muito impactante, de grandes dimensões mas de uma enorme valia ambiental", explica ainda a autarquia que, juntamente com as populações, reivindicavam a obra há mais de 30 anos, pelo menos.  

80 por cento da obra está concluída 
Linha de água será totalmente requalificada 
Entretanto, a obra está a decorrer noutras frentes de trabalho, encontrando-se executada em "mais de 80 por cento", garante o município. 
A empreitada, complexa, mas de grande mais-valia ambiental, abrange cerca de cinco quilómetros, 12 atravessamentos hidráulicos, com diversos métodos construtivos e depende de muitas entidades. Recorde-se, ainda, que a sua execução tem em conta os ciclos de reprodução das plantas e dos animais, possui acompanhamento arqueológico e implica o atravessamento de múltiplos obstáculos.
O município está a "desenvolver todos os esforços para acelerar, o mais possível, a obra, pedindo, desde já, desculpa pelos incómodos, na certeza de que estes serão compensados pelos benefícios, tendo em conta o atual contexto de alterações climáticas", conta o comunicado da Câmara de Palmela enviado à ADN-Agência de Notícias. 
Esta intervenção, que requalificará a paisagem, irá "prevenir inundações na vila de Pinhal Novo", contribuindo para a "melhoria da segurança rodoviária; vai beneficiar o ecossistema, com um melhor funcionamento hidráulico e o aumento progressivo da fauna local e das plantas autóctones", garante a Câmara de Palmela. 
A pensar já no final da obra, a autarquia já está a trabalhar para criar um futuro corredor verde, junto à Ribeira da Salgueirinha, "transformando-o num espaço natural para benefício da população e para melhor fruição desta importante linha de água", conta Álvaro Amaro, presidente da autarquia. 
Na apresentação da obra, em 2017, o autarca pretendia que “os moradores e a população em geral têm de deixar de olhar para esta linha de água como um obstáculo ou uma fonte de problemas, mas a partir de agora como uma oportunidade única de valorização de um recurso ambientalmente importante”.

Comentários