Alhos Vedros e Vale da Amoreira com postos de atendimento ao cidadão

Autarquia e Governo fecham acordo para mais dois espaços do cidadão com horário alargado 

A Câmara da Moita e a Agência para a Modernização Administrativa assinaram, na semana passada, um protocolo para a instalação de mais Espaços Cidadão no concelho. Este protocolo é uma atualização do existente e vai proporcionar a criação de mais um "Espaço Cidadão nos Balcões do Munícipe da Moita e da Baixa da Banheira e a criação de um novo posto em Alhos Vedros e Vale da Amoreira aumentando, em toda a linha, os serviços prestados nos Espaços Cidadão", sublinhou a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. "Um passo importantíssimo para o nosso município na desburocratização e numa maior sustentabilidade no atendimento às nossas populações", conta Carlos Albino, presidente da autarquia da Moita. 
Novos espaços do cidadão mais perto das populações  

Com estes quatro novos postos, pretende-se dar "uma resposta mais célere dos serviços e, ao mesmo tempo, não só, promover a interação digital entre os cidadãos e a administração pública, mas também auxiliar a população com mais dificuldade no acesso a estes serviços.
Para o Presidente Carlos Albino, a assinatura deste protocolo, “é um passo importantíssimo para o nosso município. A digitalização dos serviços, a desburocratização e uma maior sustentabilidade é o caminho que queremos seguir, sem nunca descurar o caráter inclusivo no atendimento às nossas populações”. 
O presidente do município, considera que a assinatura deste protocolo é um passo importantíssimo para quem reside no território. "A digitalização dos serviços, a desburocratização e uma maior sustentabilidade é o caminho que queremos seguir, sem nunca descurar o carácter inclusivo no atendimento às nossas populações", conta Carlos Albino. 
O autarca afirmou que esta inovação era há muito defendida pelos eleitos, com "muito mais serviços do que os existentes e um maior alargamento de horário – entre as oito da manhã e as oito da noite –, para que, aquelas pessoas que trabalhem em Lisboa ou noutros concelhos da região possam, no período pós-laboral, tratar das questões que necessitem".
O atendimento passa desta forma a estar descentralizado e irá aproveitar os espaços físicos já existentes. "Os cidadãos do nosso concelho passam a ter locais privilegiados para tratar dos seus assuntos, sem terem de se descolar a outras entidades", contou ainda Carlos Albino.
O presidente disse ainda que a Câmara Municipal "terá que investir neste âmbito, sobretudo, em termos de meios humanos que serão necessários alocar, a nível interno, para prestar um serviço de qualidade". 
Além dos balcões que já existem na vila da Moita e na Baixa da Banheira, irão abrir novos espaços em Alhos Vedros e Vale da Amoreira o que obriga, conta a autarquia, a  abrir um "concurso para contratação de duas pessoas a mais, mas este não será um valor avultado [tendo em conta] que é um investimento que estamos a fazer no serviço público", conclui a Câmara da Moita. 

Comentários