Várias medidas reforçam combate à pandemia em Setúbal

Alargamento da vacinação e aumento da testagem no Natal e Ano Novo 

O reforço da capacidade de testagem, a adaptação do horário do Centro de Vacinação e a inoculação de crianças são algumas das várias medidas colocadas em prática no concelho para o combate à pandemia. O  Centro de Vacinação de Setúbal covid-19, a funcionar no Cais 3 do porto, adotou já um horário alargado até ao final do ano.  Nos próximos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de Dezembro, o centro funciona até às 19 horas, mais duas horas que o habitual. Este alargamento visa dar continuidade, explica a autarquia sadina, "ao ritmo de vacinação, tendo em conta que o espaço encerra entre os dias 23 e 26 de Dezembro e entre 30 de Dezembro e 2 de Janeiro, devido aos períodos de Natal e Ano Novo", onde também haverá reforço da testagem. 
Cerca de 1200 crianças já foram vacinadas em Setúbal 

Perto de 1200 crianças de Setúbal, entre os 9 e os 11 anos, foram vacinadas nos dias 18 e 19 contra a covid-19, no âmbito do calendário nacional de execução do plano de vacinação das crianças.
O processo, conduzido por equipas de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, no Centro de Vacinação de Setúbal Covid-19, efetuou a inoculação de 1187 crianças da faixa etária dos 9 aos 11 anos, concretamente 579 no dia 18 e 608 no dia 19.
Além das crianças dos 9 aos 11 anos com agendamento de vacina, foi dada oportunidade às que não tinham marcação.
A administração da primeira dose da vacina contra a vacinação da covid-19 nas faixas etárias mais baixas prossegue em Janeiro, a 7, 8 e 9, para crianças entre os 7 e os 9 anos de idade.
Já a segunda dose da vacina pediátrica, fornecida pela farmacêutica Pfizer, é administrada entre 5 de Fevereiro e 13 de Março.
O centro de vacinação de Setúbal funciona, nos dias destinados à inoculação de crianças, entre as nove e as 17 horas. A Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação de todas as crianças dos 5 aos 11 anos de idade.
A resolução tem como base de fundamentação o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, publicado a 10 de Dezembro de 2021 e disponível nesta ligação.
Ao contrário do que aconteceu com os adultos, o intervalo de vacinação entre as duas doses da vacina será de seis a oito semanas.
Crianças com comorbilidades são consideradas prioritárias, independentemente da idade, recebendo as primeiras datas para a vacinação. As crianças que tenham tido covid-19 podem ser vacinadas três meses após a recuperação.

Setúbal reforça testagem no Natal e Ano Novo
Testagem aumenta no município no Natal e Ano Novo 
A Câmara Municipal reforça a capacidade de testagem rápida à covid-19 entre até 31 de Dezembro com a disponibilização de um posto fixo, de complemento à atual unidade móvel, para responder às necessidades da época festiva.
O novo posto fixo, instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários, na Avenida José Mourinho, zona ribeirinha da cidade, funciona todos os dias, ao longo de três períodos distintos, das nove às 13 horas, das 14 às 18 horas e das 19 às 22 horas, com exceção das sextas-feiras e sábados, em que o período de funcionamento é alargado até à uma da manhã. 
"O objetivo é aumentar a capacidade de realização de testes gratuitos à covid-19 no concelho, tendo em conta a expectável procura durante a época de Natal e de Ano Novo, com benefício para utentes e comércio, em particular estabelecimentos da área da restauração", explica a autarquia liderada pelo autarca do Partido Ecologista 'Os Verdes" [integrado na CDU].  A testagem não necessita de marcação prévia e é gratuita para residentes e não residentes em Setúbal.
Os utentes devem fazer-se acompanhar do documento de identificação e fornecer o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.
Forças e serviços de segurança, elementos do INEM, bombeiros e outros agentes de proteção civil, profissionais de saúde, trabalhadores municipais e das juntas de freguesia têm prioridade de atendimento.
"Este posto fixo reforça a oferta disponibilizada pela Câmara Municipal de Setúbal, que mantém a Unidade Móvel de Testes Rápidos à covid-19, a funcionar todos os dias, igualmente de manhã à noite, em diversos locais do concelho", destaca o município. 
No horário noturno, esta unidade móvel fica instalada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, para apoio ao funcionamento de bares e restaurantes, autorizados a funcionar mediante a apresentação, pelos clientes, de certificado de vacinação ou teste negativo.
Durante este período, não é atribuída prioridade aos trabalhadores de serviços essenciais, funcionando a testagem por ordem de chegada.
Nos dias 24 e 31 de Dezembro, as unidades, fixa e móvel, apenas funcionam de manhã, enquanto a 25 de Dezembro e 1 de janeiro estão encerradas.

Município ajusta-se à evolução pandémica
Autarquia aconselha uso de máscara para ver fogos na passagem de ano 
O presidente da Câmara de Setúbal, face à evolução da situação pandémica e às decisões do Governo, reuniu o Grupo de Trabalho do Plano de Contingência Interno para a covid-19 para determinar medidas de prevenção da pandemia a adotar no concelho de Setúbal.

O grupo de trabalho passa a reunir quinzenalmente para acompanhar a evolução da situação epidemiológica do concelho e propor ao presidente da Câmara Municipal as necessárias medidas municipais durante o estado de calamidade decretado pelo Governo.
 André Martins decidiu dar continuidade à execução diária de testes gratuitos à população em vários locais do concelho, em especial junto de áreas comerciais e de restauração durante a época festiva.
O presidente, no contexto das medidas a adotar, vai propor à Câmara Municipal a isenção do pagamento de taxas municipais em esplanadas como forma de apoio à atividade de restauração, entre 1 de dezembro e 31 de março de 2022, o período previsto para o estado de calamidade decretado pelo Governo.
Outra das medidas diz respeito às comemorações da passagem de ano em Setúbal. André Martins, perante a expectável atração de milhares de pessoas a estas celebrações habitualmente realizadas na zona ribeirinha, decidiu "cancelar os espetáculos de palco, mantendo, contudo, o lançamento de fogo de artificio, que pode ser visto de qualquer zona da cidade, recomendando o distanciamento e uso de máscara a quem assista ao espetáculo pirotécnico na rua". 
Serão reforçados os meios humanos municipais que apoiam o funcionamento do centro de vacinação no Cais 3 do porto de Setúbal e "será mantido o fornecimento de refeições aos profissionais de saúde e auxiliares, bem como o transporte de vacinas e o transporte de profissionais para vacinação em lares e pessoas acamadas nas suas residências". 
Os profissionais cuja prontidão para o serviço o exija terão à disposição um estabelecimento de ensino e creche para garantir a receção e alimentação dos filhos.
No cumprimento das decisões do Governo, passa a ser obrigatória a apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo nas salas municipais de espetáculos do concelho, o Fórum Municipal Luísa Todi e o Cinema Charlot – Auditório Municipal.
Outra das medidas adotadas diz respeito às festas de Natal dos filhos dos funcionários da autarquia, que foram canceladas.
Será mantida a medição de temperatura aos munícipes que sejam atendidos nos edifícios municipais e, por decisão do presidente da Câmara Municipal, será admitido o teletrabalho para funcionários que sejam pais de crianças menores de 12 anos ou que tenham doenças crónicas medicamente comprovadas entre 2 e 9 de Janeiro.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal  

Comentários