Sesimbra assinala Dia Nacional do Mar com diversas iniciativas

Não é possível abordar a identidade da vila e as suas gentes sem que se estabeleça a ligação ao mar 

No mês de Novembro, em que se comemora o Dia Nacional do Mar, a 16, a Câmara de Sesimbra dinamiza várias atividades, desde conferências, que contam com a participação do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e das várias associações e agentes locais com ligação ao sector, a momentos de cinema, sem esquecer a apresentação do Prémio Científico Sesimbra 2019. Já esta sexta-feira, dia 5, a “Conversa na Capela” aborda “A pesca artesanal do bacalhau: o outro lado do bacalhau da Noruega”, com Jorge Santos, biólogo do The Norwegian College of Fishery Science, numa palestra inserida no projeto  Centro Cultural Costeiro a desenvolver em Sesimbra.
A história das gentes de Sesimbra estão ligadas ao mar 

A identidade da vila de Sesimbra, a sua história, as suas gentes foram desde sempre moldadas pelo mar e para o mês em que se comemora o Dia Nacional do Mar, a 16 de Novembro, estão organizadas várias iniciativas para assinalar a data.
O certame começa, já na sexta-feira, com uma Conversa na Capela sobre A Pesca Artesanal do Bacalhau: O Outro Lado do Bacalhau da Noruega, com Jorge Santos, biólogo do The Norwegian College of Fishery Science, uma palestra que se insere no projeto Centro Cultural Costeiro a desenvolver em Sesimbra.
Para os dias 12 e 13 de Novembro está agendado o, no Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra, que vai abordar os desafios da pesca, a valorização dos recursos, as boas práticas em termos de recursos humanos e segurança, assim como a pesca e sua sustentabilidade. 
Este encontro "assume particular importância a nível local e nacional, tendo em conta que o Porto de Sesimbra é o principal do país em volume de pescado transacionado, com cerca de 20 mil toneladas em 2020", referiu a Câmara de Sesimbra em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. 
A valorização do mar depende, também, do seu conhecimento e preservação, para os quais têm vindo a contribuir algumas das investigações distinguidas com o Prémio Científico Sesimbra.
No dia 13 de novembro é lançado o livro, editado pela Câmara Municipal, que resulta da pesquisa premiada em 2019 Padrões de Movimento de Raias na Arrábida: Estudo da Ecologia Espacial de Espécies Vulneráveis no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, de Inês Isabel de Sousa, numa sessão no Núcleo Museológico Capela do Espírito Santo dos Mareantes.
A vida dura no mar, nomeadamente de homens a bordo de bacalhoeiros ao largo da Noruega é o tema do filme Terra Nova, baseado no livro O Lugre, de Bernardo Santareno, que conta com a participação de Paulo Manso, ator natural de Sesimbra, e que será apresentado no Cineteatro Municipal João Mota a 13 de Novembro, às 21 horas numa sessão que conta com a presença do realizador Artur Ribeiro e do ator sesimbrense.
O Museu Marítimo de Sesimbra recebeu, da Associação Portuguesa de Museologia, a distinção “Transporte de Património”. O prémio foi anunciado na cerimónia de entrega dos prémios Associação Portuguesa de Museologia 2021, que decorreu recentemente no Museu da Marinha, em Lisboa, na qual Francisco Jesus, presidente da autarquia sesimbrense, marcou presença.
Segundo o autarca, “trata-se de mais um reconhecimento do papel do Museu de Sesimbra na preservação e valorização do património” e este prémio “reconhece a aposta das autarquias locais na recuperação do património e da cultura, colocando-os ao serviço da comunidade”. 
Já em 2020 o Museu Marítimo de Sesimbra havia sido galardoado pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”.

Programa
12 e 13 NOV | sex e sáb | 9h
Encontro Valorizar

As Pescas e o Mar, Valorizar o País
Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

12 NOV | das 9h às 17h15
Painel 1 – Setor da Pesca - Partilhar Dificuldades e Desafios
Painel 2 – Valorização dos Recursos – Pesca e Património Marítimo

13 NOV | das 9h às 13h45
Painel 3 – Boas práticas: Mão-de-obra, Qualificação, Recursos Humanos e Segurança
Painel 4 - Pesca e Sustentabilidade

5 NOV | sex | 21h30

Conversa na Capela
A Pesca Artesanal do Bacalhau: O Outro Lado do Bacalhau da Noruega
Núcleo Museológico Capela do Espírito Santo dos Mareantes, Sesimbra

13 NOV | sáb | 16h
Prémio Científico Sesimbra
Padrões de Movimento de Raias na Arrábida: Estudo da Ecologia Espacial de Espécies Vulneráveis no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha
Núcleo Museológico Capela do Espírito Santo dos Mareantes, Sesimbra

13 NOV | sáb | 21h

Cinema
Terra Nova
Cineteatro Municipal João Mota, Sesimbra

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

 

Comentários