Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo ganham trotinetes urbanas

Projeto piloto começa na Semana Europeia da Mobilidade

Até aqui, as trotinetes da Bolt, conhecida plataforma europeia, estavam disponíveis em Lisboa, Braga, Setúbal e Coimbra. Muito em breve, a empresa vai fazer chegar estes veículos a Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, começando a sua expansão no distrito de Setúbal. A informação é avançada em comunicado pela Câmara de Palmela, que refere que “será disponibilizado o sistema de uso de trotinetes elétricas nos perímetros urbanos de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo”, numa iniciativa que faz parte da Semana Europeia da Mobilidade 2021, que decorrerá de 16 a 22 de Setembro. O município de Palmela associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2021, com o "objetivo de sensibilizar os cidadãos para o impacto que as opções individuais de mobilidade têm na comunidade, ao nível do ambiente, da saúde e da economia". 
Trotinetes chegam ao concelho de Palmela este mês

Não se sabe ao certo quantos veículos de duas rodas serão disponibilizados, mas já se sabe que serão definidas várias áreas nas quais será possível circular a uma velocidade máxima de 25km/hora e áreas proibidas em que a velocidade diminui para um km/hora, para que o utilizador compreenda que não pode circular nesse local, não sendo também permitido o estacionamento.
Para que as primeiras viagens decorram de forma mais controlada, as trotinetes têm disponível o modo “iniciante”, permitindo que estes limitem, através da app, a velocidade máxima da sua viagem para 10km/hora.
É também provável que, na fase de lançamento, o desbloqueio das trotinetes da Bolt seja grátis e o custo da viagem seja de cinco cêntimos por minuto.
Mais leves do que a maioria dos modelos existentes no mercado, os novos modelos de trotinetes da Bolt pesam 17kg, possuem pneus insufláveis (ajudam a garantir uma maior aderência e viagens mais suaves e seguras) e ainda vários refletores para proporcionar maior segurança aos utilizadores nas viagens noturnas.
O Gabinete de Comunicação da Câmara de Palmela refere que a “disponibilização das trotinetes será feita durante um período experimental, entre 16 de Setembro e 11 de Outubro”. É provável que este teste sirva para perceber se as trotinetes têm ou não boa adesão nestes locais. Se se revelarem um sucesso, é bem provável que fiquem permanentes em Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo... para sempre. 

“Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”
Mobilidade sustentável é cada vez mais real  
Este ano, o tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, apela à manutenção da forma física e mental e, em simultâneo, ao respeito pelo ambiente, pela nossa saúde e a dos outros, ao escolher o meio de transporte.
As iniciativas “OAU´tocarro – Energia Sustentável”, em que a frota municipal circulará com a ajuda do biodiesel produzido com os Óleos Alimentares Usados; a apresentação de curtas metragens sobre mobilidade nos atendimentos públicos municipais, site e redes sociais Palmela Município; a Hora do Conto “Estórias da Mobilidade” pelo Serviço Educativo das Bibliotecas; a divulgação de boas práticas em Eco-condução; um passeio de bicicleta promovido pela TML cujo percurso integra o concelho de Palmela ou a iniciativa CP/Fertagus “Um dia com o comboio” compõem o programa que assinala a Semana Europeia da Mobilidade no concelho de Palmela.
Além destas ações e da sensibilização, recorde-se que o município tem "investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, através de intervenções e medidas permanentes que procuram promover deslocações mais ecológicas". 
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida, a nível nacional, pela Agência Portuguesa de Ambiente

Comentários