"Comemorações" abrem esta sexta-feira com xutos e Pontapés para lembrar as Festas da Moita

Programação continua a ser condicionada pela pandemia. Procissão sai à rua este domingo mas não há largadas 

À semelhança do ano anterior, devido à pandemia de Covid-19, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, não se realizam. Para assinalar este evento importante para a população do concelho e para quem nos visita, a Comissão Coordenadora das Festas do município da Moita promove diversas iniciativas, até 18 de Setembro, respeitando todas as medidas da Direção Geral de Saúde. A partir desta sexta-feira, às 22 horas, no recinto do Mercado Mensal, decorre o concerto com Xutos & Pontapés. Os espetáculos com Syro, no dia 11, Paulo Flores, a 13, Quim Barreiros, a 17, e Ricardo Ribeiro, no dia 18, compõem o programa. No recinto devidamente controlado e onde só se pode entrar com certificado digital ou teste à Covid-19 negativo. Arraial em algumas ruas da vila e a procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem [no domingo] e a feira taurina são outros dos momentos altos do evento que recorda as festas da Moita que, por ordem do Governo, ainda não podem funcionar. 
Festas da Moita resistem às adversidades da pandemia

Além do arraial na Praça da República, rua Machado Santos e rua Dr. Miguel Bombarda, haverá, no domingo, dia 12, a procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, pelas 18h30, com o andor a desfilar por várias artérias da vila, sem paragens e rumo ao cais, com a bênção de barcos, sendo a cerimónia acompanhada pela Banda Filarmónica da Moita. No final está previsto o lançamento de foguetes em honra da padroeira da vila.
Este ano, as comemorações incluem ainda animação itinerante com o Grupo de Bombos e Gigantones de Santa Maria de Jazente. ´
De acordo com a Comissão Organizadora das Festas da Moita.  “Infelizmente [e] pelo segundo ano consecutivo, não é possível realizarmos as Festas […], devido à pandemia […] e à proibição de realização de Festas Populares em todo o país, até ao final do mês de Setembro”, explica  Nuno Carvalho , da comissão de festas da Moita."
É necessário "impedir que o vazio preencha as nossas vidas. É necessário mais alegria e ânimo. E, por isso, vamos comemorar aquilo que une a maioria das nossas gentes e que tanto diz aos Moitenses: as Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem. De acordo com a legislação e respeitando todas as regras da Direção Geral de Saúde, vamos promover alguns eventos de modo a assinalar a data das Festas. Será um conjunto de iniciativas que, muito aquém do que gostaríamos de realizar, vai, porém, permitir trazer alegria e animação à Vila da Moita. Não esquecemos aquilo que são as nossas tradições e, infelizmente, não podemos largar toiros na rua, não podemos fazer a nossa grandiosa Procissão com todo o seu esplendor, não podemos fazer o baile popular, não podemos fazer a Tarde do Fogareiro, não podemos fazer o Festival de Folclore, nem podemos ter a companhia dos nossos Feirantes. Ou seja, não é possível ainda realizar e nossa grandiosa Festa da Moita. Esperemos que para o ano já seja possível e que tudo volte à normalidade. Com toda a certeza acontecerá uma Festa da Moita com respeito pelas suas tradições, modernidade e grandiosidade", disse o líder da comissão de festas. 
No decorrer das comemorações, estarão patentes duas exposições de fotografia ao ar livre na vila, na Avenida Dr. Teófilo de Braga – “Os Toiros Estão na Rua” – e na Praça da República, alusiva ao tema “Estamos de Volta # Somos Moita”.
Três corridas de toiros e uma novilhada contemplam um certame onde uma vez mais se aposta forte na presença do toureio a pé, e que contará com grandes nomes da tauromaquia. Como grandes destaques realce a presença do matador Morante de la Puebla na tradicional corrida mista, o sensacional mano-a-mano entre Cuqui e Juanito na corrida de matador, e na tradicional corrida de 5ª feira a presença do cavaleiro Rui Fernandes que fará a única atuação em arenas portuguesas num cartel de máxima competição. Os bilhetes estarão disponíveis para venda nos locais habituais e através do número 913 325 158.

Dia do município dá destaque a empresas e trabalhadores municipais  

Xutos e Pontapés abrem concertos esta sexta-feira 

No dia 14, feriado municipal, a Praça da República volta a acolher a cerimónia pública de atribuição de Medalhas de Honra do Município e de Mérito Municipal, pelas 17h30. Recorde-se que a autarquia distingue anualmente pessoas e entidades que se diferenciaram, no seu percurso pessoal ou profissional, associativo, empresarial, cultural e desportivo, engrandecendo o concelho e a sua população.
Em 2021, a Câmara Municipal vai homenagear o Agrupamento 371 do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, com a Medalha de Honra do Município, e atribuir a “O Ninho da Águia” (restauração), ao Oculista Ideal da Moita e a ao pronto a vestir Maria da Luz, as Medalhas de Mérito Económico e Social.
Já em termos desportivos, o ciclista, técnico de ciclismo e massagista Orlando Alexandre e a atleta olímpica Liliana Cá, recebem nesta data Medalhas de Mérito Desportivo. Durante a cerimónia serão ainda entregues as Medalhas de Bons Serviços ao Município a 14 trabalhadores da edilidade que completaram 40 anos de serviço.

Comentários