ASAE encerra estabelecimento com mais de 400 clientes em Santiago do Cacém

Autoridades verificaram que o local funcionava sem licenciamento obrigatório

Foi na noite deste sábado, 31 de Julho, que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou um estabelecimento ilegal em Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, onde estavam “mais de 400 clientes”.  Em comunicado, a ASAE informou que esta ação “resultou no encerramento imediato e coercivo do estabelecimento”, que violou o dever “de encerramento de instalações e estabelecimentos e pela inobservância das regras de ocupação, de lotação, de permanência e existência de mecanismos de marcação prévia”. As autoridades abriram um processo-crime ao proprietário e apreenderam todo o material de som profissional, no valor de cinco mil euros.
Autoridades travam bar ilegal a funcionar com 400 pessoas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou no sábado à noite um 
estabelecimento ilegal em Santo André, em Santiago do Cacém, onde estavam "mais de 400 clientes", sem cumprimento das medidas para controlar a pandemia de covid-19.
"A ação resultou no encerramento imediato e coercivo do estabelecimento, originando a instauração de um processo-crime por usurpação/aproveitamento de obra usurpada", indicou a ASAE, em comunicado, referindo que foram ainda instaurados os respetivos processos de natureza contraordenacional, nomeadamente "por se encontrarem em violação do dever de encerramento de instalações e estabelecimentos e pela inobservância das regras de ocupação, de lotação, de permanência e existência de mecanismos de marcação prévia".
A atuação neste estabelecimento ocorreu no âmbito de uma ação inspetiva, realizada no sábado à noite e que foi direcionada ao cumprimento das medidas previstas no estado de calamidade, que se encontra em vigor para controlar a pandemia de covid-19.
De acordo com a ASAE, foi encerrado coercivamente um estabelecimento na localidade de Santiago do Cacém, o qual "funcionava sem licenciamento obrigatório e em incumprimento das medidas decorrentes do estado de calamidade, encontrando-se no local mais de 400 clientes".
Além de ter instaurado um processo-crime e os respetivos processos de natureza contraordenacional, a autoridade de fiscalização económica apreendeu "uma aparelhagem sonora profissional, dotada de mesa misturadora de música, com amplificador e oito colunas de som, no valor total de cinco mil euros".
Desenvolvida pela Unidade Regional do Sul da ASAE, a ação contou com o apoio do Destacamento Territorial de Santiago do Cacém da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Para assegurar o cumprimento dos normativos legais em vigor no estado de calamidade, em prol do combate à disseminação do vírus SARS-COV-2, responsável pela doença covid-19, a ASAE continuará a desenvolver ações inspetivas.

Comentários