Montijo com mais 10 casas sociais em regime de arrendamento apoiado

Autarquia aprovou arrendamentos em Canha, Lançada, Esteval Novo e Caneira

O Montijo aprovou, em reunião de câmara, as listas provisórias para atribuição de 10 fogos sociais em regime de arrendamento apoiado, localizados no Bairro do Almansor, em Canha, e nos Bairros da Caneira, Esteval Novo e Lançada, no Montijo. De acordo com o comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias, pretende-se que "estas casas sejam entregues até ao final do mandato", ou seja, este ano.  Na reunião de câmara, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, recordou que "o número de realojamentos sociais tem vindo a aumentar". 
Autarquia investe no arrendamento apoiado 

Nuno Canta explica que "no mandato 2009-2013 a autarquia realizou 39 realojamentos, no mandato 2013-2017 foram realizados 58 realojamentos e já neste mandato e realizaram-se 52 realojamentos. Até ao final do mandato prevê-se a entrega destas habitações, perfazendo um total de 62 realojamentos". 
Segundo a mesma nota, para além da resolução de carências habitacionais, o município "tem desenvolvido um trabalho social de inclusão e de capacitação das pessoas mais vulneráveis em todos os bairros de habitação social". 
Recorde-se que no dia 6 de Julho de 2021 foi publicado "um contrato de intervenções diversas em habitações sociais do município no valor de 116 mil 849 euros", lê-se no documento.
Nos últimos cinco anos a autarquia e a assembleia municipal aprovaram uma Área de Reabilitação Urbana e uma Operação de Reabilitação Urbana com diversos benefícios fiscais nas taxas municipais, o que tem permitido reabilitar e colocar várias centenas de fogos de habitação social no mercado.
No mês transato foi aprovada a Estratégia Local de Habitação, definida para 2021-2026, que que "visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada", explica a Câmara do Montijo. 
O mesmo comunicado explica ainda que o plano apresentado foi realizado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana em estreita articulação com serviços municipais e financiado pelo programa primeiro direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários