Incubadora de empresas em Pinhal Novo já está a funcionar

"Incentivar iniciativas empreendedoras e novos projetos"

A Incubadora de Empresas do município de Palmela já está a funcionar, sendo a primeira de um conjunto de espaços desta natureza que a autarquia pretende criar no concelho. A abertura foi assinalada simbolicamente com a assinatura dos contratos com os primeiros incubados, momento que contou com a presença do presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro. A criação da Incubadora representou um investimento municipal próximo dos 70 mil euros. Localizadas na Rua Salgueiro Maia, na Urbanização Quinta do Pinheiro, em Pinhal Novo, as instalações, totalmente equipadas, dispõem de "seis gabinetes individuais, uma sala em coworking para seis postos de trabalho, uma sala de reuniões e um espaço de trabalho informal em open space, para além de uma copa, uma pequena cozinha e casa de banho", conta a Câmara de Palmela. O município quer atrair startups e acredita que este local permitirá às empresas – ou apenas empreendedores com uma ideia de negócio – desenvolverem “trabalho em rede”.
Pinhal Novo recebe incubadora de empresas

A Incubadora disponibiliza serviços administrativos básicos de apoio, acesso gratuito a wifi, consumos de eletricidade e água, climatização, limpeza de espaços comuns, divulgação das empresas nos suportes de comunicação do Município, horário flexível todos os dias, acesso gratuito a iniciativas, ações de formação e de capacitação, integração em redes de trabalho e sinergias diversas, facilitação de contactos com agentes externos e ações para partilha de conhecimento e experiências.
"Estamos muito felizes por podermos pôr em prática esta Incubadora" e, desta forma, "incentivar iniciativas empreendedoras e novos projetos", realçou o presidente da autarquia, manifestando também satisfação com as soluções encontradas ao nível dos materiais, funcionalidade e arrumação do espaço. Álvaro Amaro explicou que o município não quis limitar o acesso à Incubadora a áreas específicas de negócio mas, pelo contrário, optou por "um modelo aberto e abrangente, que permita a qualquer iniciativa poder ser acolhida".
O autarca revelou que é objetivo do município criar outros espaços desta natureza noutros pontos do concelho, nomeadamente, em Palmela, no âmbito da requalificação do antigo edifício Pal, e em Águas de Moura, no edifício do Centro Comunitário.
Para quem já está instalado na Incubadora, a expetativa é de que este apoio proporcione o impulso necessário para o sucesso dos seus negócios.

Empresários esperam impulso que faltava aos seus negócios
Primeiros empresários esperam novos negócios 
Mara Caro, uma das primeiras incubadas, já trabalhava por conta própria na área do Design de Comunicação, para algumas entidades do concelho, mas a partir de casa. "A Incubadora vai permitir que saia do espaço privado para o público. É muito bom ter estas relações profissionais, conhecer outros projetos. Estou muito contente, é uma grande oportunidade", confessa. 
Mara Caro tem a expetativa de conseguir que o seu trabalho passe a ter mais visibilidade. "Espero agora vingar e conseguir ter sucesso e acho que isto vai ser um grande empurrão", acredita.
Ricardo Marques é outro dos primeiros incubados. Recentemente, criou a empresa de serviços Eltryus, que tem como objetivo dar apoio a alunas/os que tenham uma tese de mestrado ou ideia de produto ou serviço que queiram desenvolver e lançar, ligada à área das ciências. 
Para já, Ricardo Marques é o único trabalhador da empresa, mas espera começar a ter uma equipa maior. Mas a principal expetativa é mesmo o "trabalho em rede e facilitar a ligação com o Instituto Politécnico de Setúbal", que é onde está o público-alvo do seu negócio. "Essa rede de contactos vai ser muito importante", considera.
As candidaturas para a utilização da Incubadora estão abertas em permanência. Se é empreendedor e pretende iniciar o seu negócio ou tem uma empresa em arranque de atividade, saiba como candidatar-se em www.cm-palmela.pt [menu investir]. Mais informações: desenvolvimentoeconomico@cm-palmela.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela  

Comentários