Choco reina em 62 restaurantes de Setúbal até 13 de Junho

Chegou a semana do Choco para promover cozinha setubalense e estimular a restauração local

Está no ADN da cidade de Setúbal. Todos sabem que, além do peixe assado, boas praias e paisagens de perder o fôlego, a cidade é conhecida pelo choco frito, o grande protagonista da gastronomia setubalense. Em cada esquina há um restaurante com receitas do molusco típico da região, acompanhado com batata frita e, em alguns casos, por molhos especiais. Se gosta do petisco sadino há motivos para se preparar. A Semana do Choco de Setúbal está de regresso à cidade, entre esta sexta-feira e 13 de Junho. Nesta edição, participam no festival gastronómico mais de 60 restaurantes do concelho, que vão confecionar ementas especiais à base de choco. No último dia haverá um passeio pedestre e uma degustação comentada. A não perder. 
Festival do Choco arranca esta sexta-feira 

O certame, organizado pela Câmara de Setúbal, com os apoios da Docapesca, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e António Saramago Vinhos, inclui um passeio pedestre pelo Estuário do Sado no último dia, 13 de Junho, às 9h30.
“O choco e o Estuário do Sado”, com ponto de encontro no Parque de Merendas da Mitrena e a duração de duas horas e meia, convida os participantes a conhecerem pormenores relacionados com o segundo maior estuário nacional e um dos maiores da Europa e a deixarem fascinar-se pela biologia e história de vida do choco.
De tarde, às 18 horas, na Casa da Baía, há uma degustação comentada conduzida por André Sengo e Rafael Frota, estudantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e vencedores da 9.ª edição do concurso nacional “Jovens Talentos da Gastronomia”, acompanhada por uma prova vínica com a participação da António Saramago Vinhos.
A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia, limitada, até dia 8 de Junho, a qual deve ser feita pelo endereço de correio eletrónico gape@mun-setubal.pt.
A Semana do Choco é o segundo festival gastronómico deste ano, promovido pela marca municipal Setúbal Terra de Peixe. O objetivo dos eventos é "divulgar os sabores e tradições da cozinha setubalense e estimular a restauração local", diz a Câmara de Setúbal. 
490 Taberna STB, Anzol, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Antóniu’s, Bombordo, Cais 56, Capitão Cook, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Forno da Lotta, Leo do Petisco e Mar Azul são alguns dos espaços aderentes.
Da lista fazem ainda parte Restaurante Martroia, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Convés, O Douradinho, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel, Pinga Amor 2, Pizzaria Veneza e Rebarca.
Rei Cook, Barmar, O Jacques, Restaurante Ó Manel, O Migas, Restaurante O Sonho, Xtoria, Restaurante Velho Lídia, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca do Choco, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco completam o rol de 62 restaurantes participantes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários