Porto de Sines destacado como dos melhores do mundo

Banco Mundial posiciona Sines como um dos portos com melhor performance

O Porto de Sines é o 18º porto mundial com melhor performance, de acordo com a abordagem estatística levada a cabo pelo Banco Mundial e pela consultora IHS Markit. Estas duas entidades elaboraram o “The Container Port Performance Index 2020” que avaliou a competência de 351 portos no segmento da carga contentorizada, tendo em conta o tempo dos navios em porto, desde a entrada até ao fim das operações. O concurso para “o terminal Vasco da Gama deve avançar quando houver confirmação no mercado de que há operadores interessados em movimentar carga na infra-estrutura”. O presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines diz que “aeroporto de Beja tem de assumir o seu papel na cadeia”. 
Porto de Sines é o 18º melhor do mundo 

Segundo comunicado, "a avaliação do tempo do navio em porto compreende desde a entrada na área portuária até ao final das operações. Assim, o indicador revela a performance de vários stakeholders como os serviços de controlo de tráfego e pilotagem, reboque e amarração, o despacho pelas várias autoridades, abastecimentos e, logicamente, as operações de carga e descarga dos contentores garantidas pelo concessionário". 
Os investimentos que têm sido realizados nos últimos anos, "como a aquisição de equipamentos com melhores índices de produtividade, a automação de processos e até mesmo a implementação atempada de medidas de prevenção e combate à covid-19, trouxeram as garantias de fiabilidade operacional necessárias a este nível de classificação", diz a administração deste porto.
O porto de Sines tem despertado grande interesse de potenciais investidores norte-americanos e chineses no que respeita à construção e concessão de terminais de GPL – Gás Propano Liquefeito e de hidrogénio verde para os navios.
O projeto de construção e concessão do novo terminal de contentores do porto de Sines também já recebeu manifestações de interesse por parte de vários conglomerados chineses, que pretendem incluir o porto alentejano, como um dos pontos nevrálgicos da ‘Nova Rota da Seda’, desenhada pelo Governo da República Popular da China.
Estes projetos na área das energias, do novo terminal de contentores, e também do desenvolvimento da vasta área e da plataforma logística do porto de Sines que deverão concentrar as atenções do novo plano estratégico do maior porto da região e do país. 

Sines quer usar aeroporto de Beja para ser uma zona franca comercial e industrial
Aeroporto pode ajudar a desenvolver porto de Sines 
O concurso para “o terminal Vasco da Gama deve avançar quando houver confirmação no mercado de que há operadores interessados em movimentar carga na infra-estrutura”. O presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines, Jorge D’Almeida, diz que “aeroporto de Beja tem de assumir o seu papel na cadeia”.
O Jorge D’Almeida “está interessado no subaproveitado aeroporto de Beja e acredita que a infraestrutura pode desempenhar um papel importante na logística, tornando-se um hub de resposta para o crescente comércio eletrónico. A sabedoria convencional dizia que Sines nunca podia ter um Terminal, e agora tem um terminal XXI a triplicar a capacidade. Também dizem que Beja não tem hipótese. Mas aqui até a sabedoria convencional é capaz de concordar que o comércio eletrónico depende da logística aeroportuária e marítima, e Sines tem, em articulação com Beja, uma situação quase idílica”, argumenta. 
O porto de Sines quer usar aeroporto de Beja para ser uma zona franca comercial e industrial. A Comunidade Portuária e Logística de Sines encomendou um estudo para confirmar se há operadores interessados em movimentar carga no aeroporto de Beja. 

Comentários