Palmela e Guimarães unidos na dinamização turística

D. Afonso Henriques abriu caminho para o turismo cultural, património, gastronomia e vinhos 

Os municípios de Palmela e Guimarães vão estabelecer um protocolo de cooperação para a dinamização turística dos dois concelhos, a 14 de Maio na igreja Santiago [no Castelo de Palmela]. O protocolo, referem os municípios em comunicado, "terá a duração de dois anos, renovável por períodos iguais, e tem como objetivos a troca de conhecimento e experiências no âmbito do ambiente, turismo cultural, patrimonial e de gastronomia e vinhos". A promoção dos centros históricos de Palmela e Guimarães enquanto destinos turísticos é outra das prioridades do protocolo. Os municípios de Palmela e Guimarães estão ligados pela história de Portugal ao primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que nasceu e foi batizado em Guimarães e concedeu, em 1170, o foral aos mouros forros de Palmela.
Primeiro Rei de Portugal liga os dois municípios 

Segundo a Câmara de Palmela, este protocolo com a cidade de Guimarães, visa "incentivar a cooperação entre os agentes turísticos, com vista a criar uma rede de parceiros; contribuir para a notoriedade das marcas de ambos os territórios, através da realização de ações de marketing". 
Os dois municípios irão ainda "realizar ações conjuntas que promovam os centros históricos de Palmela e Guimarães enquanto destinos turísticos; desenvolver ações que fomentem a partilha de conhecimento técnico, nomeadamente, através da presença de Guimarães no Fórum Turismo de Palmela e outros eventos e propor projetos conjuntos candidatáveis a fontes de financiamento", realça o texto do protocolo. 
O Plano de Ação traçado prevê, por exemplo, "a organização de uma visita de benchlearning [exercício consciente de procura de exemplos de excelência] a de produtores vitivinícolas de Guimarães ao concelho de Palmela, a participação de Palmela na Feira Afonsina ou a partilha de materiais promocionais em ambos os Postos de Turismo".
Os municípios de Palmela e Guimarães estão ligados pela história de Portugal ao primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que nasceu e foi batizado em Guimarães e concedeu, em 1170, o foral aos mouros forros de Palmela.
Depois de, em 2015, Palmela ter celebrado um protocolo semelhante com o município de Silves, "considerou que era agora altura de firmar uma parceria para a dinamização turística de Palmela na região norte do país", diz a autarquia de Palmela.  
O município de Guimarães foi o parceiro escolhido "para a criação dessas sinergias, pela sua atratividade turística inequívoca no norte de Portugal, razão pela qual é visitado, anualmente, por milhares de turistas nacionais e internacionais", conclui a câmara de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 


Comentários