Museu ferroviário de Pinhal Novo abre esta terça-feira na estação velha

"Novo espaço evocativo da identidade da comunidade ferroviária local" 

A Câmara de Palmela inaugura, nesta terça-feira de manhã, o Museu – A Estação, no edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo. "Este novo espaço, evocativo da identidade da comunidade ferroviária local, está instalado na zona central do edifício (inclui a gare e a fachada com os painéis azulejares), de acordo com o programa museológico municipal de Palmela", explica a autarquia em nota de imprensa enviada à ADN-Agência de Notícias.  A exposição, que apresenta peças doadas ao Museu Municipal de Palmela ou depositadas por antigos ferroviários ou famílias, sublinha as "memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que aqui se cruzam". O museu – A Estação estará aberto ao público, de terça-feira a domingo, das 10 às 12h30 e das 14 às 18 horas. 
Pinhal Novo inaugura Museu ferroviário 

O edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo irá acolher um núcleo museológico sobre a atividade ferroviária.  A Estação constitui-se, também, como "ponto de acesso a informação sobre a freguesia e as tradições caramelas, associadas à agricultura, evocando a colonização do território a partir do século XIX, na herdade de Rio Frio", conta o mesmo comunicado. 
Segundo a Câmara de Palmela, o núcleo museológico ferroviário é "anseio antigo da comunidade ferroviária, muito significativa no Pinhal Novo, que sempre desejou de ter um espaço que evoque a memória de todo o historial ferroviário e do seu contributo para o desenvolvimento local".
Em Julho de 2017, aquando a apresentação publica do projeto, Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, recordou o contexto da criação deste núcleo, integrado no Programa Museológico Municipal e "que reflete a importância deste meio de transporte e comunidade profissional na génese da vila de Pinhal Novo", disse o autarca na altura. 
"Trata-se de um projeto que reflete trabalhos já iniciados há alguns anos pelo Museu Municipal – nomeadamente, a exposição Caminhos de ferro e ferroviários em Pinhal Novo e o livro Memórias de Ferroviários em Pinhal Novo - para a História da Vila e da Comunidade Ferroviária - que abre uma linha de investigação permanente em torno do tema", disse o autarca.
Aprovado em 2017, as obras estenderam-se por alguns anos e terão custado cerca de 30 mil euros. Na altura, o autarca disse  que a intervenção iria decorrer "no átrio central e na gare "e visava, explicava na altura, "criar um percurso acessível a cidadãos com mobilidade condicionada delimitar o espaço visitável da gare 1, por razões de segurança que se prendem com a eletrificação da via férrea e criar um acesso para o alçado nascente do edifício, a partir da gare 1, para permitir a observação dos painéis de azulejos aí situados, que ficaram inacessíveis com a construção da nova estação ferroviária".
O estabelecimento de parcerias com a Fundação Museu Nacional Ferroviário e com o Centro Nacional de Documentação Ferroviária são os próximos passos perspetivados pela Câmara de Palmela para um dos espaços mais emblemáticos da vila de Pinhal Novo.
Na ocasião, Carlos Fernandes, presidente da IP Património, destacou a iniciativa “pela importância que o setor ferroviário teve neste território”, lembrando que “tratar estes casos que são postos à disposição das pessoas é dar nova vida aos espaços”. 
Para Carlos Fernandes, “a vila de Pinhal Novo nasceu à volta do comboio, pois em 1930 vieram cinco mil pessoas ligadas ao setor ferroviário e esta cedência foi a melhor solução”.

Uma estação com história
Estação abriu portas em 1938 
A estação de Pinhal Novo foi construída nos finais dos anos 30 do século XX. A Estação possui 23 painéis de azulejos datados de 1938, representando diversas paisagens do distrito de Setúbal.
Os temas centrais são da autoria de João Rodrigues – com base em fotografias de Manuel Giraldes da Silva –, a produção de Faiança Battistini de Maria de Portugal – Fábrica de Cerâmica de Lisboa.
A Estação recebeu, em 1946, o 2º Prémio no Concurso das Estações Floridas e diversos 1ºs Prémios, no Concurso das Estações bem cuidadas, ao longo dos anos 70 do século passado. 


Comentários