‘Bairro Cool’ valoriza bairro do Troino em Setúbal

Fazer do Troino um bairro cada vez melhor para viver e para trabalhar

Um projeto pioneiro dinamizado numa parceria entre a Câmara de Setúbal e a ABC – Associação Bairro Cool vai envolver os moradores, agentes económicos e instituições na valorização do espaço público do Bairro do Troino Nascente. “Queremos que, com a participação de todos, o Troino seja um bairro ‘cool’, um bairro bom para viver, trabalhar, visitar, usufruir do comércio, da restauração, dos espaços de lazer e das atividades que irão realizar-se com regularidade”, sublinhou a presidente do município, Maria das Dores Meira, na apresentação oficial do projeto “Bairro Cool”, junto da renovada Casa das 4 Cabeças. Até ao verão há festa no Troino. 
Troino, um bairro 'cool' para viver e trabalhar 

O projeto visa a valorização do Bairro do Troino Nascente com um conjunto de atividades de qualificação da imagem urbana e de conservação e de limpeza do espaço público que apostam na economia circular e na preservação ambiental.
Para a concretização do projeto, a autarquia celebrou um acordo de cooperação com a Associação Bairro Cool, a qual vai dinamizar as ações com o envolvimento dos moradores, agentes económicos e instituições locais na preservação do bairro.
“Queremos que todos participem para fazer do Troino um bairro cada vez melhor para viver e para trabalhar. E só com o envolvimento e o empenho de todos é possível fazer este caminho”, frisou Maria das Dores Meira.
A autarca destaca que nos últimos tempos tem-se verificado no Bairro do Troino, um dos mais antigos de Setúbal, “alguma renovação da população, gente jovem que para aqui veio viver, instalou a atividade empresarial ou comercial, e artistas que reconheceram no bairro um espaço extraordinário para se fixarem”.
A Câmara Municipal de Setúbal concretizou, entre 2011 e 2013, o projeto “Requalificação e Revitalização Urbana do Bairro do Troino Nascente”, incluído no Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, com o apoio de fundos comunitários, que mudou a imagem deste espaço público.
Na sequência dessa transformação, Maria das Dores Meira apontou que “muitos proprietários têm recuperado edifícios e a própria autarquia terminou há pouco a reabilitação da Casa das 4 Cabeças”.

Troino animado até ao verão 
Iniciativa quer atrair mais pessoas ao bairro 
Para dar continuidade a todo este processo de qualificação, envolvendo os protagonistas locais, a autarquia celebrou um protocolo de parceria com a Associação Bairro Cool, válido pelo período de sete meses, através do qual disponibiliza uma verba de 17 mil 500 euros para o desenvolvimento de um plano de ações, que teve início no dia 1 de Abril com uma iniciativa de limpeza das ruas do bairro.
“Queremos inovar com tradição. Vamos realizar iniciativas para revitalizar e valorizar a alma deste bairro, fomentando a participação de todos e a preservação da história, cultura e tradições locais”, adiantou a presidente da Associação Bairro Cool, Vanessa Lima, na cerimónia de apresentação, que contou com animação musical por João Mota e Zé Zambujo.
Além da limpeza do bairro, entre as ações a desenvolver até Outubro, destaque para o “Bairro Flower Cool Power”, campanha de sensibilização que teve início no dia 14, para tornar o Troino no bairro mais florido da cidade.
A associação apelou aos moradores para embelezarem as varandas e janelas com floreiras e no final da campanha será eleita a janela mais bonita.
No dia 28 de Maio, têm início as “Happy Friday’s”, com “happy hours” todas as sextas-feiras, entre as 17 e as 21 horas, em vários estabelecimentos comerciais do bairro, como cafés, restaurantes e cabeleireiros.
Nas últimas sextas-feiras de cada mês, o evento conta com animação musical com um DJ, sendo que o primeiro convidado, no dia 28, é o DJ Liquid Shape.
O mês de Junho reserva iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Criança, a 1, com uma ação de voluntariado em parceria com a campanha municipal Setúbal Mais Bonita, para envolver a comunidade e o parque escolar na requalificação e embelezamento do Bairro do Troino, e os Santos Populares, nos dias 11 e 12.
O Mercado Cool – “Cooltura Urbana”, com animações culturais, várias pop-up stores e food trucks, a realizar em setembro, e a Feira de Pesca, Pescadores e Indústria Pesqueira, destinada a promover as conservas, sabores e tradições da cultura local, em outubro, são outras ações do projeto “Bairro Cool”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários