Alcochete vai ter posto para veículos elétricos

Largo Barão de Samora Correia vai ter posto de carregamento para veículos elétricos

O município de Alcochete aprovou, por unanimidade, a celebração de um protocolo de parceria com uma empresa pública gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, para a instalação de um posto de carregamento para veículos elétricos no largo Barão de Samora Correia, na vila de Alcochete. A proposta considera que “é da maior importância promover a utilização de veículos elétricos, cujas características se apresentam mais sustentáveis ambientalmente, com baixos custos de manutenção e de utilização e uma condução mais silenciosa, opção que começa a ter cada vez mais adeptos”, conta a Câmara de Alcochete. 
Alcochete vai ter carregamento para veículos eletricos 

O referido projeto insere-se na segunda fase da Rede Piloto de carregamento de veículos, constante da Resolução do Conselho de Ministros de 1 de Setembro e visa “a promoção nacional da utilização de viaturas elétricas, a redução de emissões de CO2 e a promoção de soluções de mobilidade”, sendo que “a mobilidade elétrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética do transporte”, explica a autarquia. 
“Após a aprovação deste protocolo é nossa intenção implementar mais postos de carregamento e para tal é necessário criarmos a posteriori um regulamento municipal para a mobilidade elétrica”, disse o presidente da Câmara Municipal, na apresentação da proposta.
Fernando Pinto referiu que “numa sociedade que se exige cada vez mais moderna, a circulação de pessoas assenta fundamentalmente nas questões da mobilidade que são amigas do ambiente, menos nocivas, quer para a saúde humana, quer para o ambiente”.
Para o autarca, “é da maior importância promover a utilização de veículos elétricos, cujas características se apresentam mais sustentáveis do ponto de vista ambiental”.
Também o vereador com o pelouro da Mobilidade Urbana acrescentou que “a MOBI.E concorreu a uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos que visa a instalação de postos de carregamento em todos os municípios do País e Alcochete, dada a sua dimensão, calhou-lhe a implementação de um posto para duas viaturas”.
Pedro Lavrado adiantou ainda que “os interessados deverão adquirir um cartão junto de um comercializador de eletricidade para a mobilidade elétrica e com esse cartão poderão fazer os carregamentos em toda a rede de Mobilidade Elétrica. Pretendemos instalar mais postos de carregamento em espaço público e assim contribuirmos para um meio-ambiente mais saudável com a redução da emissão de CO2 e contribuirmos assim também para um futuro mais verde”, disse o autarca. 

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete

Comentários