Praias do concelho de Almada passam a ser vigiadas todo ano

Protocolos garantem, pela primeira vez, segurança nas praias durante todo o ano

A Câmara de Almada assinou, esta quarta-feira, protocolos de colaboração com quatro associações de nadadores salvadores, no âmbito do Programa Praia Protegida 2021. Estes acordos têm como objetivo garantir, "pela primeira vez, segurança nas praias do concelho durante todo o ano", garante a autarquia almadense em comunicado. Os protocolos estão centrados na segurança, socorro e assistência dos banhistas que "procuram os 13 quilómetros de praia de Almada, inclusivamente nas praias não vigiadas ou não concessionadas", sublinha um comunicado do município. Os bombeiros de Cacilhas e da Trafaria também integram o programa de vigilância das praias que arrancou no terreno no início deste mês.
Almada investe na vigilância das praias do concelho 

O objetivo é garantir a segurança, socorro e assistência aos banhistas que procuram os 13 quilómetros de praia do concelho de Almada, não só durante a época balnear (1 de Junho a 30 de Setembro), mas também nos períodos de pré-época (1 de Abril a 31 de Maio) e pós-época balnear (1 de Outubro a 31 de Dezembro), inclusivamente nas praias não vigiadas ou não concessionadas.
Também a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria integram este programa, ao abrigo de um contrato-programa estabelecido com o município.
Em 2021, o Programa Praia Protegida "iniciou as ações operacionais de prevenção e segurança no terreno no dia 1 de Abril". Pela primeira vez, sublinha ainda a Câmara de Almada, "será garantida segurança a banhistas na Costa de Caparica todo o ano, terminando este ano a 31 de Dezembro". 
Os protocolos, detalha o município em comunicado, estão focados na segurança, socorro e assistência dos banhistas que "procuram os 13 quilómetros de praia de Almada, inclusivamente nas praias não vigiadas ou não concessionadas".
Os protocolos de colaboração Praia Segura 2021 com celebrados com a Associação Juvenil de Resgate e Salvamento Aquático, Associação de Nadadores Salvadores da Fonte da Telha, Associação Nadadores Salvadores, Resgate e Salvamento Marítimo e Associação de Nadadores Salvadores da Frente Atlântica Costa de Caparica. 

Comentários