Mercados de Pinhal Novo, Palmela e Quinta do Anjo requalificados

Investimento de quase 90 mil euros para criar melhores condições nos mercados de produtores do concelho

O Mercado de Produtores de Pinhal Novo (Reforma Agrária) foi recentemente qualificado e valorizado, após obras realizadas, que "vieram criar melhores condições para vendedores, instalados em novos espaços, e também para os clientes que se deslocam habitualmente a este espaço de abastecimento alimentar", diz a Câmara de Palmela em comunicado.  A empreitada correspondeu a um investimento na ordem dos 89 mil e "incluiu a instalação de zonas de proteção e sombreamento". A intervenção foi concretizada no seguimento da candidatura do município de Palmela à operação do Programa de Desenvolvimento Rural 2020. Recorde-se que, no âmbito da mesma candidatura, "o Mercado de Produtores de Palmela também foi valorizado, com a atribuição de novas bancas desmontáveis e amovíveis, com cobertura, bem como o Mercado Municipal de Quinta do Anjo, que foi intervencionado com a pintura e substituição do telhado", sublinha o município. 
Reforma Agrária com melhores condições 

Cerca de 89 mil euros foi quanto a Câmara  de Palmela investiu na valorização do Mercado de Produtores de Pinhal Novo. As intervenções realizadas recentemente dotaram o espaço de “melhores condições”, contou a autarquia.
Melhoramentos que, de acordo com o município, vieram beneficiar quer “vendedores, instalados em novos espaços”, quer “clientes que se deslocam habitualmente ao local de abastecimento alimentar”.
O mercado foi qualificado com a “instalação de zonas de proteção e sombreamento (duas grandes pérgulas contíguas à entrada nas traseiras do edifício do mercado municipal e uma segunda na área de estacionamento)”.
Além disso, acrescenta ainda a Câmara de Palmela, o espaço beneficiou também de “tratamento de pavimentos e da zona de contentores de resíduos”, bem como da “construção de uma estrutura de apoio para arrumação dos carrinhos de venda”, sendo ainda “melhorada a articulação com o edifício do Mercado Municipal”. 
O município faz ainda notar que a empreitada no local “contribuiu também para a regularização da zona de cargas e descargas do Mercado Municipal”, o que permitiu “valorizar” a arquitetura do equipamento e, ao mesmo tempo, “disciplinar a circulação e o estacionamento”.
O investimento resultou de uma candidatura da Câmara de Palmela à operação do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 “Cadeias Curtas e Mercados Locais”. Ainda no âmbito da referida candidatura, a autarquia conseguiu melhorar dois outros espaços no concelho. “O Mercado de Produtores de Palmela também foi valorizado, com a atribuição de novas bancas desmontáveis e amovíveis, com cobertura, bem como o Mercado Municipal de Quinta do Anjo, que foi intervencionado com a pintura e substituição do telhado”, explica o município. 
Estas intervenções são "determinantes para a dinamização da economia local, em particular, da produção agroalimentar em 'circuitos curtos', tão importante para o ambiente e para a economia", conclui a nota de imprensa da câmara de Palmela. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários