Hospital do Barreiro cria consultas para acompanhamento pós-covid

Doentes que tiveram infeção na Moita, Alcochete, Montijo e Barreiro passam a ser seguidos 

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo assinalou o Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril, de forma simbólica com o início de uma nova consulta desenvolvida para acompanhar doentes que contraíram covid-19. Em comunicado, o hospital do Barreiro [que reúne doentes do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete] dá conta que o novo serviço, dependendo da tipologia da doença, vai permitir acompanhar os doentes nas especialidades de Pneumologia e Medicina interna, “possibilitando uma orientação, acompanhamento e uma monitorização” das repercussões e sequelas que possam surgir a utentes que contraíram o novo coronavírus.
Doentes que tiveram covid-19 vão ser seguidos no Barreiro

Na especialidade de Pneumologia a consulta destina-se a seguir os doentes que apresentam “critérios de gravidade”, assim como identificar os riscos de sequelas pulmonares e funcionais consequentes da pneumonia por Covid-19. 
“É dirigida aos que estiveram internados no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, com diagnóstico até à data de alta de pneumonia Covid-19, e para doentes referenciados dos Cuidados de Saúde Primários que, não tendo necessitado de internamento, apresentam comorbilidades respiratórias ou suspeita de sequelas pulmonares”, sublinha o mesmo comunicado.
Na área da Medicina interna, a consulta é dirigida a doentes da unidade de saúde e dos Cuidados de Saúde Primários. O objetivo é acompanhar pacientes que já contraíram o novo coronavírus, ou seja, doentes pós covid-19, e que cumpram critérios compatíveis com a presença de sequelas tardias dos vários órgãos e sistemas, assim como a “identificação precoce de sequelas com evolução para a cronicidade”. 
Esta especialidade pretende, ainda, uma implementação e gestão da terapêutica ambulatória com a finalidade de limitar a progressão da lesão e a tentativa de recuperação da respetiva função afetada.
Em ambas as especialidades, “esta é também uma oportunidade de aprendizagem com a possível entrada em ensaios clínicos, bem como a elaboração de trabalhos científicos”, conclui o Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

Comentários