Casa homenageia Joana Luísa e Sebastião da Gama em Azeitão

Celebrar Sebastião da Gama é celebrar Setúbal e a Arrábida

A Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, que reúne coleções inéditas, o espólio literário e objetos pessoais do poeta e professor, foi inaugurada a 10 de Abril, em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, pelo Presidente da República. O novo equipamento de reforço da oferta cultural no concelho, aberto ao público a partir desta terça-feira, está instalado na casa onde viveu Joana Luísa da Gama, antiga mulher do poeta, falecida em 2014, que doou o imóvel, em testamento, à Associação Cultural Sebastião da Gama. A Câmara de Setúbal, por protocolo, investiu mais de 140 mil euros na recuperação do edifício, enquanto a Junta de Freguesia de Azeitão ficou responsável pela aquisição do mobiliário e equipamento, num esforço superior a 20 mil euros.
Presidente da República homenageou Sebastião da Gama 

Ao destacar que o imóvel foi transformado num centro museológico com exposição de artigos e material de investigação, a presidente do município, Maria das Dores Meira, realçou que este é, também, “um contributo decisivo para a obra de Sebastião da Gama e para a preservação da sua memória e da mulher que sempre esteve com ele”.
O equipamento cultural, localizado no número 105 da Rua José Augusto Coelho, tem, no piso inferior, uma linha cronológica com datas e informações importantes sobre Sebastião da Gama e Joana Luísa, além de fotografias.
Há ainda uma exposição com diversos artigos, como objetos pessoais pertencentes ao poeta, caso de uma pasta em cabedal, caneta e lapiseira, além de fitas académicas pela conclusão da licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, com dedicatórias e assinaturas de diversos colegas, como David Mourão-Ferreira, Luís Amaro e Andrée Crabbé Rocha.
A gravata mais utilizada por Sebastião da Gama, uma agenda e lista de contactos de bolso, e diplomas honoríficos entregues pela Câmara de Setúbal ao poeta e a Joana Luísa também podem ser apreciados pelo público nesta mostra, que, regularmente, substitui os artigos expostos.
No Centro de Documentação, localizado no primeiro piso, há diversas obras literárias, entre elas a primeira versão, inédita, do poema “Pelo sonho é que vamos”, sendo que a maior parte dos artigos se encontra numa estante inglesa mandada fazer para o Consulado de Portugal em Liverpool por Manuel Fran Paxeco , doada, posteriormente, por Maria Rosa Pacheco Machado, neta do jornalista, escritor e professor setubalense, à Associação Cultural Sebastião da Gama.
A cerimónia de 10 de Abril, data em que o homenageado faria 97 anos, teve início com a deposição de coroas de flores na estátua do poeta, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e pelas presidentes da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, e da Associação Cultural Sebastião da Gama, Alexandrina Pereira.
A comitiva, em que se incluíam ainda, entre outras individualidades, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, o bispo D. José Ornelas e vereadores, seguiu a pé para a nova Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama.

Associação tudo fez para que a memória do poeta continue viva
Casa Memória abre ao público esta terça-feira 
Num discurso de homenagem ao poeta de Azeitão, falecido a 7 de Fevereiro de 1952, com apenas 27 anos, o Presidente da República referiu que “poucos deixaram uma memória tão indelével do seu tempo”.
O chefe de Estado salientou que, “mais do que a receção crítica ou do que o estatuto de Sebastião da Gama na poesia portuguesa, o que impressiona, quase sete décadas após a sua morte, é a persistência da imagem de um homem bom”.
A presidente da Câmara de Setúbal sublinhou que celebrar Sebastião da Gama é celebrar Setúbal e a Arrábida. “Por ele glorificamos o que nos define como setubalenses, por ele damos a ver aos outros o que nos une profundamente à nossa cidade e à ‘serra-mãe’, que, como ele, amamos”. 
A inauguração, que contou com a declamação de poemas pela atriz Manuela Couto, incluiu visitas guiadas com grupos pequenos, o primeiro com explicações de João Reis Ribeiro, da Associação Cultural Sebastião da Gama, grande conhecedor da vida e obra do poeta.
“A Associação Cultural Sebastião da Gama tudo fez para que a memória do poeta continue viva e, por isso, deixamos o necessário agradecimento a todos e a todas que se empenharam neste grande projeto. Agradecemos, acima de tudo, a Sebastião da Gama e a Joana Luísa, por nos lembrarem sempre que podemos sonhar, porque pelo sonho é que vamos”, sublinhou Maria das Dores Meira.
A Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama funciona de terça-feira a sábado das 9h30 às 12h30 e das 14 às 18 horas e aos sábados e domingos das 14 às 18 horas. 
Para informações e marcação de visitas devem ser utilizados os contactos 969 754 510, casamemoriasgama@mun-setubal.pt e acsgama@sapo.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários