Apartamentos para sem-abrigo já estão prontos no Barreiro

Parcerias criam alojamentos para 11 pessoas em situação de sem-abrigo

Já entraram em funcionamento apartamentos no âmbito do Projeto 'ReComeçar', "um projeto social inovador que consiste em apartamentos partilhados para habitação temporária de pessoas em situação de sem-abrigo", diz a Câmara do Barreiro, em comunicado. Trata-se de uma parceria entre a Associação Nós, o município do Barreiro e a Segurança Social,  que tem como objetivo "promover a inserção que permita a autonomização de pessoas nesta condição, dando-lhes um 'lar' em habitação partilhada", diz ainda a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Autarquia continua a ajudar pessoas sem-abrigo

"Integrada numa estratégia de integração de pessoas sem-abrigo, esta resposta social, que está a ser implementada, pela primeira vez, no nosso concelho, irá possibilitar o alojamento de 11 pessoas em situação de sem-abrigo", contextualizou a vereadora da Câmara do Barreiro, responsável pela Divisão de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, Sara Ferreira.
Neste processo é prestado um "acompanhamento de proximidade, personalizado e contínuo, por parte de uma equipa de profissionais, que desenvolverá um trabalho de capacitação, responsabilização, valorização e autonomização da pessoa, com a finalidade do retorno à vida ativa", refere ainda Sara Ferreira. 
No passado dia 18 de Março, recorde-se, a autarca visitou dois dos três apartamentos, que já iniciaram funcionamento, com o enquadramento de seis pessoas.
Além dessa parceria a Associação Nós e a Segurança Social, a autarquia também tem em funcionamento o projeto 'Ser Casa Barreiro', um projeto [lançado em Outubro do ano passado] que tem como objetivo "a inclusão social e profissional de pessoas que estão em risco de situação de sem-abrigo ou que, neste momento, já foram identificadas como barreirenses sem tecto para viver", diz a Câmara do Barreiro. Trata-se de um investimento global para os próximos três anos superior a 286 mil euros. 
Para Frederico Rosa, presidente da autarquia, este será um projeto de "sucesso", dada a dedicação de todos os que estão envolvidos nesta realização, classificando o trabalho como “um passo importante, pois para quem sofre, vale uma vida”, sublinha o presidente do município. 
Na altura, Sara Ferreira, vereadora responsável pela área da Intervenção Social naquela Câmara Municipal, informou numa reunião pública que a equipa “já conseguiu a integração de 47 pessoas e que, neste momento, têm a sua situação resolvida”.
'Ser Casa Barreiro', refira-se, tem como grande objetivo a inclusão social e profissional das pessoas em situação de sem abrigo ou em risco de situação sem abrigo. Este projeto terá como base uma equipa multidisciplinar. 
"Esta equipa será responsável pela gestão de casos, irá dinamizar um gabinete de apoio com várias atividades e, irá implementar um modelo de casas primeiro com duas habitações (housing first), sempre em articulação com o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo Barreiro", sublinha a autarquia.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro

Comentários