Centro de Vacinação da Quinta do Conde já está a funcionar

Até final da primeira semana prevê-se a vacinação de 500 pessoas

Iniciou-se esta segunda-feira a vacinação no Centro de Vacinação da Quinta do Conde, o primeiro do concelho a ser instalado pela Câmara de Sesimbra, por solicitação das autoridades de saúde. O processo está a ser garantido por uma equipa de enfermeiros do agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, entidade que está a gerir todo o processo, apoiados por elementos da Proteção Civil Municipal e voluntários da Câmara Municipal, muitos dos quais tinha já desempenhado funções no centro de testes. "Prevê-se que neste primeiro dia fossem vacinadas cerca de 50 pessoas, e até sexta-feira, 5 de Março, mais de uma centena por dia, o que totalizará cerca de 500 vacinados até ao final da semana", disse a autarquia em comunicado. 
Vacinação arrancou na segunda-feira no concelho

"Durante esta semana, o centro receberá utentes com mais de 80 anos ou mais de 66 anos com doenças crónicas previstas na lista de prioridades, que receberão vacinas da Pfizer", conta a Câmara de Sesimbra. 
Para a semana prossegue a vacinação para as pessoas com "mais de 80 anos e inicia-se o grupo de pessoas com 50 anos e doenças associadas, neste caso com a vacina da Astrazeneca", explica ainda a Câmara Municipal. 
Os utentes devem aguardar contacto da autoridade de saúde. Não devem deslocar-se ao Centro sem terem sido contactados.
O Centro de vacinação tem oito cabines, zona de receção, sala de espera, zona de rastreio e espaço onde os vacinados aguardam até lhes ser dada alta, e está preparado para se manter a funcionar durante todas as fases do processo de vacinação, que abrangerão os diversos grupos, por prioridades.
Nas freguesias do Castelo e Santiago, por agora, as vacinas, diz a autarquia, "estão a ser administradas nas unidades de saúde, por entendimento das autoridades de saúde". 
De referir, porém, que a Câmara Municipal tem "identificados locais para mais centros de vacinação nas freguesias do Castelo e Santiago e está preparada para os instalar a qualquer momento". 
A autarquia já sugeriu, inclusive,  às autoridades de saúde esta metodologia, em detrimento da administração de vacinas nos centros de saúde, estando a aguardar resposta do ACES Arrábida a esta proposta.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários