Quase 90 casos de covid-19 na Misericórdia de Alhos Vedros

Há 86 casos infetados, três pessoas hospitalizadas e cinco morreram 

Há mais 86 casos ativos de covid-19 em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, na Moita. Cinco pessoas já morreram e três estão hospitalizadas. O primeiro surto surgiu há sete semanas. Nessa altura foram identificados 18 casos positivos entre utentes e trabalhadores da Unidade de Cuidados Continuados. Uma pessoa teve de ser hospitalizada e quatro acabaram por morrer. A situação piorou desde o último dia de 2020 quando um utente, agora no Lar Pedro Rodrigues Costa, teve a infeção e despoletou um novo surto. Todos os utentes e trabalhadores do lar foram testados e 68 deram positivo a que se juntam os 18 da unidade de cuidados continuados. A Câmara da Moita diz que a situação está "controlada".
Idosos voltam a ser testados esta semana 

Agora surgiu um novo foco de infeção mas num lar: um utente do Lar Pedro Rodrigues Costa, com 84 anos, foi hospitalizado com sintomas de covid-19. O diagnóstico confirmou-se e o doente acabou por morrer, uma vez que tinha outras patologias associadas.
Depois deste caso, todos os utentes e trabalhadores do lar foram testados. Três utentes foram hospitalizados e o plano de contingência já está em funcionamento. Na próxima semana os utentes e trabalhadores vão voltar a ser testados. Até informação contrária, as visitas aos utentes estão suspensas.
"48 utentes testaram positivo e 20 trabalhadores do lar também tiveram teste positivo para a covid-19", disse Miguel Canudo, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros à SIC. 
Segundo o provedor há "três utentes do lar internados". As restantes, explica Miguel Canudo, "estão tranquilas e com poucos sintomas". 
Para Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, a situação é "surpreendente porque todos os trabalhadores da instituição foram testados recentemente e nenhum acusou vestígios da doença".  O que mostra, diz ainda o autarca, "esta doença é de facto silenciosa" fazendo que um surto "desta dimensão surja inesperadamente".  
O plano de contingência já está em funcionamento e a situação a ser acompanhada pelo delegado de Saúde do concelho da Moita. 
Esta segunda-feira entra uma brigada de emergência, com oito pessoas, ao Lar Pedro Rodrigues Costa. A Câmara da Moita também acionou um plano que prevê a instalação dos utentes fora do lar e todo um apoio logístico. 
Trata-se, diz Rui Garcia, "camas e equipamentos que possam ser usados na separação entre os utentes não infetados e os utentes que estão doentes para manter as condições de segurança". 
A Santa Casa da Misericórdia e a autarquia ainda não sabem como - e onde - terá começado o surto. Esta semana, utentes e funcionários voltam a ser testados. As visitas também estão suspensas até informação contrária. 

Comentários