Hospital de Almada abriu nova enfermaria para doentes Covid-19

Há 215 doentes internados com o novo coronavirus. Há mais camas mas já foram ocupadas 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, acolheu esta terça-feiras os primeiros 10 utentes numa nova enfermaria para doentes covid, com um total de 33 camas, anunciou unidade hospitalar de Almada, o maior do distrito de Setúbal. "O processo de abertura de novas camas vai ser faseado e prosseguir até perfazer a totalidade de camas da nova enfermaria", refere a administração em comunicado, adiantando que continua a ter necessidade de transferir pacientes, como aconteceu na segunda-feira, em que teve de enviar mais cinco doentes covid para outros hospitais país.  O hospital regista um total de “215 doentes positivos por infeção por SARS-COV-2, dos quais 188 estão internados em enfermaria, 19 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos e oito doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária”, sublinha a nota de imprensa. 
Ambulâncias não param de chegar a Almada com novos doentes 

“A par da abertura da nova enfermaria destinada a doentes covid, o Hospital Garcia de Orta continua a trabalhar para, no final do mês de Janeiro, poder expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral e aumentar a lotação de cuidados intensivos”, acrescenta o documento.
O comunicado refere também que o Hospital Garcia de Orta recebeu na segunda-feira alguns doentes da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Alfeite, em Almada, que, devido ao agravamento da sua condição clínica, tiveram de ser transferidos para aquela unidade hospitalar.
O hospital sublinha ainda, e agradece mais uma vez, “o elevado esforço, dedicação e compromisso dos seus profissionais que têm sido determinantes para dar resposta os doentes covid e não covid”.
Por outro lado, apela à população dos concelhos de Almada e Seixal, para que, em caso de doença, recorra em primeiro lugar ao médico de família e Centro de Saúde.
Esta terça-feira estavam em Almada um total de “215 doentes positivos por infeção por SARS-COV-2, dos quais 188 estão internados em enfermaria, 19 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos e oito doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária”. 
Nos últimos três meses, o Garcia de Orta tem mantido uma taxa de esforço elevada e contínua, sendo um dos hospitais da Região de Lisboa e Vale do Tejo com maior número de doentes covid, internados em enfermaria e cuidados intensivos.
A nível local, dos concelhos de Almada e Seixal, o Garcia de Orta conta beneficiar com o prolongamento de horário das áreas dedicadas a doentes respiratórios do agrupamento de centros de saúde (ACES) Almada-Seixal, nomeadamente do Laranjeiro, em Almada e da Cruz de Pa, no Seixal, com disponibilidade atual até às 20 horas, de segunda a domingo.

Comentários