Setúbal em parceria com Sado Acolhe em Praias do Sado

Instituição vai construir centro de dia, apoio domiciliário, lar de idosos e jardim de infância 

A celebração de um protocolo de colaboração com a associação Sado Acolhe, de apoio social a crianças, jovens e idosos, com vista a apoiar financeiramente um projeto de implementação de serviços à comunidade, foi aprovado pela Câmara de Setúbal em reunião pública desta quarta-feira. A autarquia considera que a freguesia do Sado “carece de respostas sociais dirigidas à população idosa, situação que se revela de maior premência em face do acentuado envelhecimento demográfico registado nos últimos anos e das frágeis condições económicas da maioria das famílias aí residentes”.
Obra é de grande importância para Praias do Sado

A Sado Acolhe – Associação de Apoio às Crianças, Jovens e Idosos da Freguesia do Sado é uma instituição particular de solidariedade social e desenvolve atividade na área social, contando, atualmente, com um centro de convívio onde funciona a sede social.
A par de atividades em diversas áreas, a instituição está apostada na criação de um "serviço de apoio domiciliário e na construção de um equipamento social com as valências de centro de dia, lar de idosos, creche, jardim de infância e um centro de ocupação de tempos livres para jovens". 
Nesse sentido, vai submeter candidatura ao Programa PARES 3.0, para "construção de um centro de dia, com capacidade para quarenta utentes, e implementação de serviço de apoio domiciliário, para 100 utentes, em Praias do Sado, num terreno cujo direito de superfície foi cedido previamente pelo município", explica a Câmara de Setúbal que refere ainda que "este projeto tem um investimento global estimado de 524 mil, 540 euros e 60 cêntimos". 
O regulamento do Programa PARES 3.0 dita que o cofinanciamento público do poder central não pode exceder 75 por cento do investimento total elegível de referência, cabendo à Sado Acolhe a apresentação de documento comprovativo da capacidade financeira para suportar o financiamento.
Como a associação não dispõe, atualmente, de garantias bancárias ou de património que lhe permita comprovar a capacidade financeira para suportar remanescente do financiamento privado ou particular da candidatura que a submeter, a autarquia "vai atribuir, por protocolo, um apoio financeiro no montante total de 172 mil euros". 
A Câmara  de Setúbal atribui este montante, destinado “exclusivamente” a suportar o financiamento privado para a construção do equipamento e implementação do serviço de apoio domiciliário, porque “considera a importância e o interesse da iniciativa para o concelho”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários