Moita põe Natal nas redes sociais e aposta no comércio local

Há vales de compras de 20 euros e descontos para quem comprar no comércio local 

Este Natal será, naturalmente, vivido de forma diferente, mas não pode deixar de ser assinalado e vivido com alegria. Devido à situação de pandemia, a Câmara da Moita e Comissão Organizadora das Festas da Moita decidiram não realizar a Feira de Natal, mas, em conjunto com a Junta de Freguesia da Moita, vão "promover o evento Naturalmente é Natal …', constituído essencialmente por vídeos sobre o Natal partilhados nas redes sociais", conta o município em comunicado. A par disso, a autarquia vai lançar o programa 'Ganhar é Comprar no Comércio Local'. Um projeto, sublinha a Câmara da Moita, "para ajudar o comércio local do concelho". Haverá vales de desconto que poderão ser utilizados nas lojas até final de Janeiro do próximo ano. 
Neste Natal ainda é mais importante ajudar o comércio local 

Para ajudar a revitalizar e dinamizar o comércio local, a Câmara da Moita decidiu avançar com a proposta, apresentada pelo vereador social-democrata, Luís Nascimento, responsável pelo pelouro de Desenvolvimento Económico da autarquia.
A iniciativa consiste em disponibilizar aos clientes que participarem, por cada compra, um cupão de um total de 30 mil, desde que seja efetuada uma aquisição superior ao valor de 15 euros, a utilizar nas mesmas lojas, através de vales de desconto de cinco por cento ou de vales no valor de 20 euros. A ideia foi aprovada por unanimidade na última reunião pública e podem "aderir todos os estabelecimentos de comércio a retalho tradicional de proximidade e de prestação de serviços, que exclui as grandes superfícies comerciais existentes no concelho", explica a autarquia. 
A campanha deverá iniciar-se a meio deste mês e os prémios atribuídos terão de ser reclamados até 31 de Janeiro, sendo que as lojas aderentes podem solicitar o pagamento dos respetivos valores junto da câmara até ao final do mês de Fevereiro.
Luís Nascimento diz que “o objetivo desta campanha é que as pessoas comprem no comércio local”, que a par de outras atividades que estão a ser desenvolvidas pelo município, pretende "menorizar os efeitos que a crise pandémica está a provocar junto do sector", contou o autarca do PSD. 
Filomena Ventura, do PS, considera que a iniciativa em causa “é muito meritória”, por se tratar de "uma medida de apoio aos comerciantes que exercem a sua atividade no concelho". 
De acordo com a câmara, os interessados em participar podem obter mais informações e efetuar a sua inscrição através de email (pav.mun.exposicoes@mail.com-moita.pt) ou, presencialmente, no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita.

Um Natal diferente mas cheio de cultura local 
Devido à situação de pandemia, a Câmara da Moita e Comissão Organizadora das Festas da Moita decidiram não realizar a Feira de Natal, mas, em conjunto com a Junta de Freguesia da Moita, vão promover o evento “Naturalmente é Natal …”, constituído essencialmente por vídeos sobre o Natal partilhados nas redes sociais www.facebook.com/cmmoita e www.facebook.com/festasdamoita e no site do município. “A Casa do Pai Natal”, “O Presépio”, “Relembrar Anos Anteriores”, “O Acender da Iluminação de Natal”, “O Passeio do Pai Natal e a Chegada à sua Casa”, “Show Cooking com Sabor a Natal”, “A Dança no Natal”, “Hora de Conto de Natal”, “O Circo está na Rua com Distribuição de Lembranças”, “A Banda Filarmónica da Moita toca o Natal e o Ano Novo”, “Vídeo Mapping de Natal”, A Passagem de Ano”, “Vamos Cantar as Janeiras” e “Chegada dos Reis Magos” são algumas das iniciativas que compõem o programa que será essencialmente online.
Tal como em anos anteriores, mas em especial em 2020, devido às dificuldades acrescidas provocadas pela pandemia de covid-19, a Câmara da Moita relembra: “neste Natal é ainda mais fundamental o nosso apoio ao Comércio Local”.

Este ano o Natal será diferente na Moita  

Programa de Natal na Moita
5 de Dezembro - Chegada Pai Natal a Casa, com banda sonora
6 de Dezembro - O presépio com Banda sonora
12 de Dezembro - Show-cooking,por ETPM
12 de Dezembro - A Dança no Natal, por Alma Latina
13 de Dezembro - Show-cooking, por ETPM
13 de Dezembro - Conto de Natal
19 de Dezembro - Conto de Natal
20 de Dezembro - Músicas de Natal com Banda Filarmónica da Moita
1 de Janeiro - Músicas de Ano Novo com Banda Filarmónica da Moita
5 de Janeiro - Cantar as Janeiras e Chega dos Reis Magos

As freguesias têm a seguinte programação (em atualização):
Alhos Vedros
- Dezembro - Presépio e Árvore de Natal, na Praça da República
- 13 de Dezembro, 16 horas – “O Pai Natal Visita Alhos Vedros no seu trenó e Renas”, com música ao vivo. 

Comentários