Festival de Música Cidade de Almada até 9 de Dezembro

Homenagem à pianista Madalena Sá Pessoa integrado no festival que arrancou esta terça-feira 

O festival de música “Cidade de Almada” está de volta ao concelho. Devido ao atual Estado de Emergência, os concertos vão poder ser vistos também em streaming. A 6.ª edição do festival de música “Cidade de Almada”, organizado pela Academia de Música de Almada e a associação cultural Almada música, começou a 1 de Dezembro, e prolonga-se até dia 9. Os concertos são de entrada livre, mas o acesso encontra-se limitado às novas restrições para a capacidade das salas, razão por que este ano também vão ser transmitidos online, no Youtube e no Facebook
Música de volta a Almada 

“A edição de 2020 centra-se na figura do professor de música, enquanto intérprete, e no jovem aprendiz e os seus primeiros passos como intérprete no futuro”, lê-se em comunicado da Câmara de Almada, que apoia o festival e destaca o concerto de 6 de Dezembro, às 11 horas, no Convento dos Capuchos, na Costa de Caparica – o Coro Infantil da Academia de Música de Almada irá fazer uma homenagem à pianista Madalena Sá Pessoa, “figura ímpar no panorama do ensino da música em Portugal”, que morreu este ano.
Na programação, sobressai ainda o concerto do Quarteto de Cordas da Academia de Música de Almada, que irá decorrer a 4 de Dezembro, no Auditório da Junta de Freguesia da Trafaria, pelas 21 horas. O repertório inclui obras clássicas para quarteto de cordas, como Eine Klein Nachtmusik, de Mozart, mas também algumas adaptações para esta formação, como o Fado da Severa, de F. Freitas.
Se preferir ouvir o Quinteto de Sopros, aponte: 7 de Dezembro, às 11 horas, no Auditório do Edifício do Poder Local, em Feijó. 
Antes, poderá valer a pena visitar o Solar dos Zagallos a 5 de Dezembro. A partir das 21 horas, será o palco do espetáculo Diálogos da Juventude, com Lara Matos (narradora) e Pedro Vieira de Almeida (piano), que prometem percorrer a música dos séculos XIX e XX através da história de uma cantora de Ópera.
O concerto de encerramento do festival está marcado para 9 de Dezembro, às 21 horas, no Cine-Teatro da Academia Almadense. A cargo da Orquestra de Cordas da Academia de Música de Almada, o repertório centrar-se-á no período barroco, com algumas das mais conhecidas árias sacras de Bach e Vivaldi, intercaladas com interlúdios instrumentais.
Integrada neste festival acontece a 10.ª edição do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, dirigido a jovens músicos, nacionais e europeus, entre os 14 e os 25 anos.
Em 2020, encontram-se inscritos 37 candidatos na vertente Canto. As provas finais realizam-se no dia 7 de dezembro e serão transmitidas em streaming. 
A entrega de prémios e o Concerto de Laureados estão agendados para dia 8 de Dezembro, às 11 horas, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça.
O acesso a todos estes concertos, mas também aos programados para os dias 7 e 8 de Dezembro, no âmbito do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, é de entrada livre. No entanto, a reserva é obrigatória e deve ser feita por telefone (212 952 003/2) até ao dia útil anterior. Caso não arranje lugar, já sabe: poderá ver em streaming. 

Comentários