Almada reforça ações de bem-estar animal no concelho

Autarquia prevê a esterilização de perto de três centenas e meia de gatos 

A Câmara  de Almada e a Associação Onde Há Gato Não Há Rato assinaram, na quarta-feira, um protoloco de colaboração que visa a implementação do programa Captura, Esterilização e Devolução de gatos. O protocolo, que reforça e complementa o trabalho em prol do bem-estar animal levado a cabo pela associação e autarquia, prevê a esterilização de perto de três centenas e meia de animais felinos das colónias identificadas, nomeadamente 136 machos e 210 fêmeas. O projeto prevê, diz Nuno Matias, vereador dos Espaços Verdes, Ambiente e Energia, "um apoio anual de 43 mil euros" e que "permitirá reforçar a ação em rede que estamos a procurar dinamizar junto de quem faz um trabalho que aplaudimos e estamos a procurar apoiar mais". 
Projeto pretende controlar colónias no concelho 

"Este protocolo vem reforçar e complementar o trabalho em prol do bem-estar animal levado a cabo pela Associação Onde Há Gato Não Há Rato e a autarquia", explica a Câmara de Almada em nota de imprensa. 
No âmbito do protocolo estabelecido está prevista a esterilização de perto de três centenas e meia de animais felinos das colónias identificadas: 136 machos e 210 fêmeas.
A Associação Onde há Gato não há Rato surgiu em 2013, em Almada, e tem como missão "diminuir a sobrepopulação de gatos de rua na área do concelho", refere a mesma nota. 
"O bem-estar animal tem sido uma preocupação e uma aposta deste executivo, que reconhece e valoriza todas as iniciativas e programas desenvolvidos pelas diferentes associações do concelho", sublinha ainda a Câmara de Almada. 
O projeto prevê, diz Nuno Matias, vereador dos Espaços Verdes, Ambiente e Energia, "um apoio anual de 43 mil euros" e que "permitirá reforçar a ação em rede que estamos a procurar dinamizar junto de quem faz um trabalho que aplaudimos e estamos a procurar apoiar mais". Porque, diz ainda o autarca, "todos somos poucos e só com este trabalho conjunto é possível fazermos mais". 

Autarquia promete mais investimento no bem-estar animal 
Autarquia investe 43 mil euros no bem-estar animal 
Esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de controlo de colónias de gatos, desenvolvida em articulação com as associações de defesa do bem-estar animal. Os principais objetivos, de acordo com a autarquia, são o "controlo da população de gatos, o melhor enquadramento na comunidade, e a saudável convivência entre animais e humanos". 
O controlo da população de gatos no concelho tem vindo a ser realizado pela autarquia através do método CED (Capturar – Esterilizar – Devolver). "Após a identificação das colónias, segue-se o contacto com os cuidadores, o estabelecimento de regras de funcionamento e o apoio à manutenção e controlo das colónias onde, além das esterilizações que o município já faz, está prevista a colocação de alguns abrigos", lembra a autarquia. 
E porque uma colónia saudável permite o controlo de pragas e promove o respeito pela biodiversidade, é essencial respeitar as seguintes regras: "alimentar os animais com ração seca, não dar restos alimentares, utilizar comedouros e bebedouros adequados, manter o espaço limpo" e não "abandonar animais no local", realça a Câmara de Almada.
Segundo explica Nuno Matias, "nos últimos anos, e apesar de estarmos já a ultimar o processo para lançar o concurso para a construção do novo Centro de Estar Animal, não quisemos deixar de investir na melhoria das condições do atual centro Municipal". 
Ainda assim, diz o autarca, "não está tudo feito, o caminho ainda é longo, e sabemos que ainda temos falta de recursos humanos e que só com o novo centro teremos mais capacidade de resposta". 
O autarca sublinha que o município está a dar o "melhor para fazer mais e apoiar todos neste esforço e projeto conjunto de melhorar o bem-estar animal no nosso concelho". Afinal, "para quem gosta de animais e de proteger o seu bem-estar deseja-se sempre mais", concluiu o responsável  do Espaços Verdes, Ambiente e Energia, em Almada. 

Comentários