Alcácer do Sal promove espírito natalício na cidade e em passeios pelo Sado

Autarquia ilumina cidade e propõe passeios ao cair da noite pelo Sado

A Câmara de Alcácer do Sal vai voltar a promover, entre esta quarta-feira e 22 de Dezembro, passeios de Natal a bordo do galeão Pinto Luísa, iniciativa que se pautou pelo sucesso nas duas edições anteriores, informou a autarquia, num comunicado enviado à imprensa. Os passeios no galeão Maria Luísa são pagos e têm cerca de uma hora e meia de duração, contam com partida do cais da margem sul do Sado, e são realizados ao som de músicas de Natal, com oferta de uma bebida e doces. Mas é só para quem gosta mesmo de música de Natal: o passeio é uma hora ao ritmo dos clássicos natalícios sob as luzes do sol-posto. Além dos passeios de barco pelo Sado, a Câmara de Alcácer do Sal vai iluminar a cidade até ao dia de Reis, a 6 de Janeiro, para "impulsionar o comércio local, bem como promover a cidade como um destino de excelência", diz o município do distrito de Setúbal. 
  Viagens de galeão mostram Natal desde o rio

“Há locais que se tornam um presépio natural na época natalícia e Alcácer do Sal é um desses postais vivos; a iluminação instalada pelo município transforma a cidade e admirar a bela paisagem pontilhada por este espetáculo de luzes a partir do rio Sado é uma proposta imperdível”, refere a autarquia na informação divulgada.
Estes passeios decorrem a 3 de Dezembro, pelas 18 horas, bem como no dia 4 de Dezembro pelas 18 e pelas 19 horas, e regressam no dia 7, também pelas seis e pelas sete da tarde. No dia 8 de Dezembro, há passeios às 18h30 e às 19h30, enquanto no dia 16 a partida é às 18 horas, tal como no dia 17, sendo que no dia 18 e no dia 21 há passeios pelas 18 e pelas 19 horas. O último passeio decorre a 22 de Dezembro, pelas 19h30.
Cada passeio – que é pago: 5,94 euros para maiores de 12 de anos, metade para as crianças dos 6 aos 12 anos e grátis para mais pequenos – tem a duração de uma hora e a particularidade de ser feito “ao som de músicas de Natal”. Isto, “enquanto o participante se delicia com uma bebida quente e um doce”, explica a câmara de Alcácer do Sal.
Cada passeio tem a “lotação máxima é de 25 pessoas e o ponto de encontro é o cais da margem sul de Alcácer do Sal". 
Os interessados em participar nestes passeios devem inscrever-se até à quarta-feira anterior à data do passeio, através do Posto de Turismo de Alcácer do Sal, no Largo Luís de Camões, ou dos e-mails turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt e postoturismo@m-alcacerdosal.pt.

Um barco com história do Sado 
Galeão Pinto Luísa  é o rei do Sado 
O Pinto Luísa - o nome de origem, conjuga o apelido do primeiro proprietário e da filha deste - já tem mais de 74 anos e ainda anda aí para as curvas no rio Sado e tem uma longa história de transporte do sal que tornou célebre as terras do Sado e mais ainda Alcácer do Sal. 
Desde 2003 que pertence à autarquia e, depois de uma grande recuperação, começou a passear residentes e visitantes. Recentemente, foi novamente alvo de “profundas obras de conservação e restauro no estaleiro de Sarilhos Pequenos, no concelho da Moita" e, diz a autarquia alentejana, ficou “praticamente como novo”.
Agora que todos estamos a precisar de relaxar, o galeão vai passar Dezembro a deslizar pelo rio levando consigo visitas. Sempre em segurança e cumprindo todas as regras da Direção-Geral da Saúde, garante a autarquia. É tudo para “elevar o espírito”, garante.
A autarquia refere ainda que, “dadas as especificidades inerentes ao contexto pandémico, os passeios terão contornos diferentes, nomeadamente a prática do distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos com álcool-gel, sendo o barco devidamente desinfetado entre cada passeio, de modo a que todos estejam em segurança”.

Alcácer do Sal iluminada neste Natal 
Alcácer do Sal ainda está mais bonita no Natal 
Além dos passeios de barco pelo Sado, a Câmara de Alcácer do Sal vai iluminar a cidade até ao dia de Reis, a 6 de Janeiro. "Este ano, a instalação da iluminação natalícia por parte da autarquia visa impulsionar o comércio local, bem como promover a cidade como um destino de excelência", diz o município.  
Até ao dia 6 de Janeiro de 2021, a Avenida João Soares Branco tem um túnel de 55 arcos iluminados e duas torres, e no Largo Luís de Camões há uma grande árvore de Natal com iluminação LED em movimento. O Largo dos Açougues e a Praça Pedro Nunes estão decorados com uma prenda gigante, e a torre do Castelo e a margem sul desejam boas festas, enquanto que o Largo Luís de Camões saúda Alcácer do Sal.
As luzes de Natal chega também às árvores da Avenida dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e da margem sul, a Rua Dr. Miguel Bombarda, a Rua Direita, a Rua Dâmaso Paula Leite e a Rua José Pomba Cupido.
Tal como estes, as pontes pedonal e rodoviária, as rotundas das entradas Norte e Sul da cidade e a rotunda 25 de Abril, as fachadas da câmara municipal, do edifício dos Serviços Técnicos do município (antiga Abegoaria) e o mercado também estão ornamentados.
Existe ainda decoração nas árvores de Natal no Largo da Farmácia e nos Bairros do Forno da Cal, Quintinha, Laranjal (Quinta da Oriola), S. João e Olival Queimado, Majapôas e Rio dos Clérigos.


Comentários