Setúbal reforça mobilidade elétrica na cidade

Avenida Luísa Todi recebe posto de carregamento rápido de viaturas elétricas

O primeiro posto de carregamento rápido de viaturas elétricas no concelho de Setúbal vai ser instalado no âmbito de um projeto dinamizado pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, na placa central da Avenida Luísa Todi, entre o Largo José Afonso e a Casa da Baía. O projeto europeu EnerNETMob, desenvolvido pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em parceria com 11 países e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, visa "criar uma rede inter-regional de mobilidade elétrica, garantindo a ligação entre cidades e regiões mediterrânicas, através do desenvolvimento de diversas ações", explica a Câmara de Setúbal em comunicado. Palmela e Sesimbra também irão ter um posto de carregamento elétrico além de seis bicicletas elétricas que serão repartidas pelos três municípios. 
Cidade irá ter ponto de carregamento eletrico 

A ação piloto desenvolvida pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida incide na logística urbana e contempla a instalação nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra de três postos de carregamento rápido, que permitem carregar veículos elétricos em menos de trinta minutos, com o objetivo de promover o transporte urbano sustentável e contribuir para a transição energética e a descarbonização do território.
No caso do concelho de Setúbal, o primeiro posto de carregamento rápido fica "instalado na placa central da Avenida Luísa Todi, entre o Largo José Afonso e a Casa da Baía", conta a autarquia sadina. 
Além disso, a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida vai entregar "um total de oito viaturas elétricas, seis bicicletas, a repartir pelas câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, e uma carrinha e uma bicicleta, a entregar à aicep Global Parques", sublinha ainda a nota da Câmara de Setúbal.
As novas viaturas, a entregar em cerimónia a realizar no dia 27, ao meio dia, na placa central da Avenida Luísa Todi, defronte do Fórum Municipal Luísa Todi, permitem às quatro entidades "testar, nas suas deslocações, as vantagens de modos sustentáveis de mobilidade". 
A mobilidade urbana sustentável é uma das áreas de atuação que motivam o Território Arrábida – Património Partilhado, a marca que unifica a política de implementação de projetos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com forte impacte no desenvolvimento social, económico e ambiental da região.
Um destes projetos é o Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida, estratégia que "propõe medidas específicas para a implementação da mobilidade elétrica na região, identificando oportunidades de intervenção segundo as características territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento de cada município". 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

www.adn-agenciadenoticias.com


Comentários