Setúbal apoia projeto de cultura em rede

18 municípios vão lançar o projeto Mural 18, de apoio a agentes culturais

Setúbal integra, juntamente com os outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa, um projeto inédito de programação cultural em rede, com financiamento europeu, a iniciar no próximo ano para apoio da comunidade artística e defesa da cultura. "Residências artísticas, ciclos de programação cultural e iniciativas de divulgação e promoção do património cultural", são ações propostas pelo município de Setúbal para o projeto Mural 18, o qual resulta de uma candidatura conjunta apresentada pelos municípios da Área Metropolitana de Lisboa. 
Cultura vai receber apoio dos municípios 

"Música, teatro, dança e artes de rua são algumas das manifestações artísticas que integram a programação cultural do Mural 18, a ser divulgada em breve, com atividades a realizar, primordialmente, ao ar livre, em espaços que valorizem o património cultural e paisagísticos dos municípios", explica a autarquia em comunicado. 
Este projeto, a decorrer entre Janeiro e Maio de 2021, é dinamizado no âmbito do Programa Operacional Regional Lisboa 2020 e conta com uma comparticipação financeira de 1,5 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
No caso de Setúbal, à semelhança dos outros 17 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, é atribuído no âmbito deste projeto "um financiamento no valor de 69 mil e 450 euros para a dinamização de diversas atividades artísticas", sublinha o município.  

Municípios unidos pela cultura 
Artistas têm reclamado mais apoios 
A aprovação do Mural 18, o qual se constitui como uma montra cultural destinada a unir agentes culturais, cidadãos e municípios, foi anunciada no dia 12, em reunião do grupo de trabalho metropolitano da cultura, com a participação de autarcas e dirigentes dos 18 municípios do distritos de Setúbal e Lisboa. 
Em comunicado, a Área Metropolitana de Lisboa vinca que a aprovação deste novo projeto surge “num momento especialmente delicado para o setor cultural e para os agentes e estruturas envolvidas na sua conceção, produção e dinamização”.
Acrescenta que, de “forma unânime”, os municípios concertaram sinergias para montar “uma programação com impacte na subsistência de quem faz da cultura a sua vida, mas que é também uma tomada de posição clara acerca da importância das atividades culturais” na sociedade.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários