Obras da vala da Salgueirinha concluídas em 2021 em Pinhal Novo

Secretária do ministro esteve  no terreno para avaliar 'andamento' da obra da Ribeira 

A Secretária Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática e Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Ferreira de Carvalho, visitou as obras em curso de regularização da Ribeira da Salgueirinha, em Pinhal Novo. Os troços intervencionados até ao momento em diversos pontos da vila foram apresentados pelo presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, que deu, também, a conhecer os próximos passos desta obra, reivindicada há mais de três décadas pela população e com conclusão prevista para o final do primeiro semestre do próximo ano. De acordo com o presidente da autarquia, as obras já realizadas na Ribeira da Salgueirinha, "já permitiram minimizar os efeitos da recente intempérie". 
Obra deverá estar concluída na primavera  

Depois de confirmar, no terreno, a dimensão e a complexidade da empreitada, a Secretária Geral mostrou-se muito agradada com o "andamento dos trabalhos", destacando a "importante relação estabelecida com o município para a concretização deste objetivo", diz Alexandra Ferreira de Carvalho.
O projeto de intervenção deste troço da Vala da Salgueirinha [como é chamada em Pinhal Novo], "contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população, para o desenvolvimento socioeconómico local e para a requalificação da paisagem, conciliando as dimensões ambiental, rural e urbana", explica a autarquia.
A empreitada de regularização da Ribeira da Salgueirinha abrange uma extensão de cinco quilómetros, entre o Vale do Alecrim e a Barragem da Brejoeira, e representa um investimento superior a 2,5 milhões de euros, sendo um dos 10 maiores projetos nacionais que o Fundo Ambiental está a apoiar, no momento, em matéria de recursos hídricos. 
Os trabalhos são comparticipados em 85 por cento pelo Fundo, cabendo o remanescente ao município de Palmela, que assumiu, também, a responsabilidade do desenvolvimento do processo.
Além da regularização do leito, limpeza e desobstrução, a obra inclui onze atravessamentos hidráulicos e é, diz a Câmara de Palmela, "determinante para a qualidade de vida das populações, do ponto de vista da segurança e da qualidade ambiental, pelo seu papel como medida mitigadora dos efeitos das alterações climáticas na região". 

Câmara quer criar corredor verde junto à Ribeira
Governo e autarcas visitam obras que decorrem 
A pensar já no final da obra, a autarquia já está a trabalhar para criar um futuro corredor verde, junto à Ribeira da Salgueirinha, "transformando-o num espaço natural para benefício da população e para melhor fruição desta importante linha de água", conta Álvaro Amaro.
Na apresentação da obra, em 2017, o autarca pretendia que “os moradores e a população em geral têm de deixar de olhar para esta linha de água como um obstáculo ou uma fonte de problemas, mas a partir de agora como uma oportunidade única de valorização de um recurso ambientalmente importante”.
Trata-se de um investimento reclamado há vários anos pelos pinhalnovenses e discutido ao longo dos vários mandatos dos executivos de Palmela com os diversos governos que tomaram conta dos destinos do país.
Para trás, em mais de 30 anos de avanços e recuos, ficaram cheiros nauseabundos, desvios de trânsito, estradas submersas, inundações em quintais, campos e até em habitações. A obra deverá estar, segundo a autarquia, concluída até Junho de 2021. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários