Surto de covid-19 atinge profissionais do Hospital de Almada

Dez profissionais do Hospital Garcia de Orta com teste positivo

Há, até agora, 10 profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que testaram positivo para o novo coronavírus, informou esta sexta-feira a administração hospitalar, que garante ter ativado todos os procedimentos para a contenção. Ontem havia, "oito enfermeiros e dois assistentes operacionais, do internamento do Serviço de Medicina I”, referiu o hospital, em comunicado. Os casos do novo coronavírus detetados no hospital em Almada foram descobertos na sequência do tratamento de um doente com diagnóstico positivo.
Doente causou propagação do vírus nos profissionais 

O hospital explicou que os casos foram detetados “na sequência da realização de despistes para a infeção do vírus SARS-CoV-2, após diagnóstico num doente que, por razões terapêuticas, se tinha deslocado ao exterior da unidade hospitalar e testou positivo em novo teste à covid-19”. O hospital adiantou que o rastreio de todos os contactos com o caso original “foi prontamente assegurado” e prolongou-se “durante todo o dia”.
Além disso, frisou que “não há, até ao momento, evidência de doentes infetados” no Serviço de Medicina I e que as 25 pessoas internadas “estão em vigilância e avaliação clínica de eventuais sintomas”.
“No âmbito do controlo à infeção pelo novo coronavírus, o Hospital Garcia de Orta realiza testes a todos os doentes aquando do seu internamento e realização de exames clínicos e, de forma sistemática, promove regularmente rastreios aos seus profissionais de saúde“, mencionou.
Neste sentido, o hospital referiu ainda que “ativou todos os procedimentos necessários para garantir a prestação dos melhores cuidados de saúde à população, no respeito pelos níveis de qualidade e segurança estabelecidos”, tendo informado a Autoridade de Saúde Local e a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e nove mil mortos e quase 39 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.149 pessoas dos 95.902 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários