Setúbal oferece vacina da gripe a munícipes

Vacinação gratuita a milhar e meio de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos

A Câmara de Setúbal aprovou, em reunião do executivo, um protocolo com a Associação Dignitude para vacinação gratuita da gripe de milhar e meio de munícipes com idade igual ou superior a 65 anos. O compromisso de Setúbal enquanto município embaixador da vacinação é o de “fazer a advocacia e promover a literacia na vacinação, colaborar na concretização de oportunidades de vacinação e contribuir para a cobertura universal da vacinação”, diz a autarquia em comunicado. Perante a realidade pandémica atual, município sublinha “a importância do reforço da cobertura da vacinação contra a gripe sazonal, de forma a minimizar a coexistência desta com a covid-19”. 
Autarquia oferece vacinas da gripe a população idosa

A Dignitude, instituição particular de solidariedade social, é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, o qual, no contexto da pandemia, empreendeu uma resposta inovadora denominada “Emergência abem: covid-19″ para potenciar uma resposta solidária mais alargada aos desafios e problemas gerados pela doença.
Um acordo existente entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias dita o alargamento e diversificação dos locais de vacinação contra a gripe sazonal às farmácias. Já o Programa Vacinação SNS Local “exige o envolvimento dos municípios através do pagamento de 90 por cento dos custos de administração das vacinas”, sendo o remanescente assegurado pelo Fundo de Emergência covid-19 da Associação Dignitude, no âmbito da resposta à pandemia,
Deste modo, o município de Setúbal materializou com a Associação Dignitude o Programa Vacinação SNS Local, que garante a "vacinação gratuita a milhar e meio de munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos, através de uma comparticipação financeira da autarquia no valor total de 3375 euros". 
A autarquia comparticipará, “em regime de complementaridade” com a Dignitude, “90 por cento do preço da administração de vacinas contra a gripe” a beneficiários do Programa Vacinação Local, por farmácias comunitárias, “até um valor máximo de 2,25 euros” por ato de vacinação.
Estão abrangidos por este acordo os munícipes de Setúbal com idade igual ou superior a 65 anos aos quais seja administrada vacinação gratuita contra a gripe em farmácias comunitárias do concelho de Setúbal. 
"Os beneficiários têm o direito à livre escolha das farmácias abrangidas pelo âmbito estabelecido", sublinha 
O Programa Vacinação SNS Local visa a "vacinação contra a gripe sazonal de, pelo menos, 150 mil portugueses, com idade igual ou superior a 65 anos, exatamente nas mesmas condições em que é realizada nos cuidados de saúde primários". 

Novos postos de vacinação nas freguesias de Setúbal

Com o objetivo de aliviar a pressão de utentes nos centros de saúde, a autarquia, em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, está a criar postos de vacinação da gripe sazonal nas cinco freguesias do concelho, sendo que dois já estão a funcionar.
Um deles fica no salão da Junta de Freguesia de São Sebastião e abrange os utentes do Centro de Saúde de São Sebastião, da Unidade de Saúde Familiar du Bocage e do Centro de Saúde Santos Nicolau.
O outro posto é no Centro Comunitário de Nossa Senhora da Anunciada, na Rua General Daniel de Sousa, e servirá os utentes do Centro de Saúde da Praça da República – Beira Mar, da Unidade de Saúde Familiar de São Filipe e da Unidade de Saúde Familiar Luísa Todi.
Em breve serão anunciados os novos postos de vacinação para as outras freguesias.
A segunda fase de vacinação da gripe, que arrancou esta semana. O atendimento decorre às terças e sextas-feiras, entre as nove e as 16 horas. Mas atenção: o agendamento é feito individualmente pela unidade de saúde, que indicará o dia e a hora em que o utente deve estar no posto de vacinação da gripe.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

www.adn-agenciadenoticias.com


Comentários