Setúbal cria postos de vacinação para a gripe

Aliviar o fluxo de concentração de pessoas nos centros de saúde

Dois dos postos de vacinação, preparados pela autarquia de Setúbal em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida começaram a funcionar esta terça-feira. A iniciativa, que abrange as cinco freguesias do concelho, é resultado de um pedido do ACES Arrábida à autarquia para disponibilização de espaços que permitam aumentar a oferta de locais de vacinação durante o período da segunda fase de vacinação da população. O município de Setúbal visa assim "aliviar o fluxo de concentração de pessoas nos centros de saúde e contribuir para a mitigação do contágio de covid-19", sublinha a autarquia. 
Vacinas da gripe já começaram a ser distribuídas 

A segunda fase de vacinação teve início esta semana, em todos os centros de saúde, com agendamento prévio, abrangendo os utentes inscritos com idade igual ou superior a 65 anos.
Para completar, esta terça-feira são disponibilizados dois novos postos, numa ação que envolve as áreas da Saúde e da Proteção Civil do município e as cinco juntas de freguesia do concelho.
"O atendimento decorre às terças e sextas-feiras, entre nove e as 16 anos, mas o agendamento é feito individualmente pela unidade de saúde respetiva, que indicará o dia e a hora em que o utente deve marcar presença no posto de vacinação da gripe, que não aceita marcações", explica a autarquia sadina.  
De forma a abranger os utentes do Centro de Saúde de S. Sebastião, da Unidade de Saúde Familiar du Bocage e do Centro de Saúde Santos Nicolau, um desses espaços funciona no salão da Junta de Freguesia de S. Sebastião.
O outro posto que abre hoje é no Centro Comunitário de Nossa Senhora da Anunciada, localizado na Rua General Daniel de Sousa, para abranger os utentes do Centro de Saúde da Praça da República – Beira Mar, da Unidade de Saúde Familiar de São Filipe e da Unidade de Saúde Familiar Luísa Todi.
"Brevemente serão divulgados os restantes postos de vacinação nas respetivas freguesias", diz a Câmara de Setúbal. 
A vacinação contra a gripe sazonal está incluída no Programa Nacional de Vacinação, promovido pela Direção-Geral da Saúde, e visa prevenir a doença em, pelo menos, 150 mil portugueses, com idade igual ou superior a 65 anos.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários