Tradições marroquinas e produtos da região em Setúbal

Um fim de semana com tradições de Agadir e produtos regionais na Mourisca 

Este fim de semana é de cultura em Setúbal. Na herdade da Mourisca há, no domingo, o Mercadinho Agrotaste, destinado a promover produtos agroalimentares da região de Setúbal, incluindo doçaria, bebidas licorosas, pão, queijos, lacticínios, azeite e conservas. Se gosta da cultura marroquina, pode passar pela Casa da Baía, no sábado, para mais uma sessão do Movimento das Baías. Desta vez, é a cidade marroquina de Agadir que vai estar em destaque. O evento começa às 16 horas e inclui uma conversa informal sobre os costumes de Agadir. Há ainda música marroquina e um workshop de dança e ritmos orientais para um domingo de "cultura e tradição". 
Ritmos marroquinos aquecem Setúbal 

Agadir, em Marrocos, é a cidade dada a conhecer no sábado, dia 3, a partir das 16 horas,  na Casa da Baía, em Setúbal, num evento que inclui uma conversa informal, momentos musicais e de dança e uma sessão de culinária ao vivo.
“Agadir Bay – Marrocos” é o nome da iniciativa, que visa mostrar a cultura diversificada e a gastronomia da cidade localizada na costa do Oceano Atlântico, no sopé das montanhas do Atlas, cuja baía, tal como a de Setúbal, integra o Clube das Mais Belas Baías do Mundo.
O evento, inserido no programa municipal “O Movimento das Baías”, que visa dar a conhecer os hábitos culturais de alguns países associados ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, inclui uma conversa informal sobre a cultura e os costumes de Agadir.
Em simultâneo, no pátio exterior da Casa da Baía, decorre o momento musical “Marrocos Lounge”, dinamizado pelo DJ Dali Phill. Segue-se, às 17 horas, um workshop de dança e ritmos orientais, conduzido por Catarina Branco, da Oriental Studio.
Uma hora mais tarde tem início uma sessão de culinária ao vivo, pela mão do chef Álvaro Santos. O dia dedicado à cidade marroquina termina com uma demonstração de dança oriental e percussão árabe, por Catarina Branco e Américo Cardoso.
Todos os eventos são de participação gratuita, à exceção da degustação, e é obrigatória a inscrição através do site do Movimento das Baías. A inscrição na sessão de culinária custa 2,5 euros. O pagamento deve ser feito na receção da Casa da Cultura, até 3 de Outubro.

Mourisca promove produtos locais
O Mercadinho Agrotaste, destinado a promover produtos agroalimentares da região de Setúbal, incluindo doçaria, bebidas licorosas, pão, queijos, lacticínios, azeite e conservas, regressa, este domingo, 4 de Outubro ao Moinho de Maré da Mourisca.
O certame, promovido pela Câmara de Setúbal em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, tem como palco a esplanada do Moinho de Maré da Mourisca e decorre entre as 10 e as 17 horas. 
Trata-se, diz a autarquia em comunicado, de "uma mostra de diversos segmentos de atividade de Setúbal, incluindo mel, azeite e conservas, bebidas licorosas e destiladas, cervejas artesanais, doçaria regional, geleias, doces, compotas, hortofrutícolas biológicos, ostras do Sado, pão, queijos e laticínios, sal, plantas aromáticas e medicinais e chás". 
Nesta edição estão presentes no mercado as empresas Alegre-me – Sal e Especiarias, Bela Espuma – Sabonetes Artesanais, Cegas Tradições – Doçaria Artesanal, Licor de Laranja de Setúbal – Serra Azul, SSArtes – Artesanato e Aromas Campestres, Ana Cordeiro – Hortofrutícolas e Exporsado – Ostra do Sado.
O Mercadinho Agrotaste regressa em Novembro para a terceira edição do certame, no dia 1, no mesmo horário.
Mais informações sobre o Mercadinho Agrotaste podem ser obtidas na Divisão de Turismo da Câmara  de Setúbal, pelo telefone 914 162 354 ou pelo endereço turismo.setubal@mun-setubal.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários