Requalificação da rua dos Pescadores avança na Costa de Caparica

Obra para "dar nova vida" a artéria emblemática da cidade

A Câmara de Almada lançou na sexta-feira, a primeira pedra da empreitada de requalificação da Rua dos Pescadores, na Costa de Caparica. "Cumprir o sonho de uma população é a única verdadeira alegria de um autarca", a presidente do município, Inês de Medeiros, no lançamento da primeira pedra da empreitada de requalificação de uma das mais importantes ruas da Costa de Caparica. A obra vai requerer um investimento de quase 700 mil euros e inclui a troca do pavimento atual por lajetas de betão pretas e brancas, mais resistentes e fáceis de manter. Esta intervenção inclui ainda nova iluminação e mobiliário urbano assim como a plantação de árvores para criar zonas de sombra. "Como forma de lembrar a história da Costa de Caparica, será também criado um pórtico em memória da Coroa", sublinha a autarquia. 
Obras foram lançadas na sexta-feira 

A autarca almadense justificou a afirmação pela "importância emocional desta rua para todos os caparicanos", mas também porque todos, moradores e visitantes, "vão beneficiar com esta obra" que irá "devolver a identidade da Rua dos Pescadores à cidade", diz Inês de Medeiros. 
Já o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, José Ricardo Martins, lembrou que esta sempre "foi a rua mais dinâmica da Costa" e que esta requalificação vai "devolver o espaço público às pessoas", refere o autarca. 
A intervenção proposta para a Rua dos Pescadores consiste na substituição do pavimento existente por lajetas de betão, alternando entre o preto e o branco, mais resistente e de fácil manutenção", diz a Câmara de Almada em comunicado.
Além da colocação de novos elementos de iluminação e de mobiliário urbano e a plantação de árvores, a obra vai criar ainda "zonas de ensombramento ao longo da rua, o projeto inclui a criação de um pórtico em memória da Coroa, que ali existiu outrora, aludindo à vivência histórica da Costa de Caparica", realça a autarquia. O original deste "brasão de decoração esculpido em pedra em alto relevo com esfera armilar, armas de Portugal e coroa", Estes elementos estão atualmente no Museu de Almada – Casa da Cidade.
Até ao final do primeiro trimestre de 2021 a "intervenção será terminada", permitindo assim que a partir da primavera de 2021 "uma nova realidade seja experienciada por todos os utilizadores desta rua, tão popular pela sua ligação entre o centro da cidade e a praia, as suas gelatarias e a sua diversidade e capacidade de integrar todos", sublinha a Câmara liderada por Inês de Medeiros.
Em Fevereiro já tinha sido divulgado o novo regulamento para publicidade e ocupação do espaço público na rua dos Pescadores, o que inclui novas normas para as esplanadas, que deverão ser mais leves e modernas.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários