Idosa do lar da Misericórdia de Sines morreu no hospital

42 pessoas do Lar estão infetadas com o vírus. Há ainda uma pessoa internada 

42 pessoas do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sines estão infetadas com o novo coronavírus, num surto que já regista uma vítima mortal e um utente hospitalizado. 35 são utentes e sete funcionários do lar de idosos, foi divulgado esta terça-feira numa conferência de imprensa conjunta da Câmara de Sines e da Santa Casa da Misericórdia de Sines e da Unidade de Saúde Pública do Litoral Alentejano, realizada nos Paços do Concelho. Uma utente do lar da Misericórdia, infetada com o vírus que provoca a covid-19, morreu esta segunda-feira no Hospital do Litoral Alentejano, onde está internado um outro utente da mesma instituição com a doença. A idosa, com mais de 80 anos, apresentava sintomas e no sábado foi transferida para o Hospital de Santiago do Cacém, onde testou positivo para a doença. 
Surto começou no fim de semana e já afeta 42 pessoas 

Os dois utentes, ambos com mais de 80 anos, foram transferidos no sábado “com sintomas” para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, onde realizaram os testes à covid-19, tendo testado positivo, confirmou à agência Lusa fonte da Autoridade de Saúde Pública local.
“O outro utente que se encontra internado no mesmo hospital está estável”, adiantou a mesma fonte, acrescentando que a deteção deste surto, no Lar Prats da Santa Casa da Misericórdia de Sines, obrigou já à realização de 111 testes, entre utentes e profissionais, cujos resultados foram conhecidos esta terça-feira.  
Em comunicado, o provedor da Misericórdia de Sines adiantou que a área onde foram identificados aqueles dois casos positivos “foi isolada”, tendo sido “colocados em quarentena os trabalhadores que se identificaram como casos suspeitos, restringidos os acessos ao lar e, particularmente, à ala em isolamento profilático”. O responsável acrescentou que foram “efetuados testes a todos os residentes desse edifício e aos trabalhadores a ele afetos”.
“Todos os atuais residentes no lar da Misericórdia estão estáveis e a ser acompanhados pelas nossas equipas. Não há registo de utentes que causem preocupação, sendo certo que esta situação está em evolução constante”, contou o provedor Eduardo Bandeira, citado no mesmo comunicado
O concelho de Sines regista 20 casos ativos de covid-19 e 45 recuperados, de acordo com últimos dados da evolução epidemiológica atualizados esta segunda-feira pela Câmara de Sines. 
No total, no Lar Prats da Misericórdia de Sines, que tem 200 residentes, já foram infetadas pelo vírus que provoca a covid-19 42 pessoas, nomeadamente 35 utentes e sete funcionários.
Na sequência destes dois primeiros casos, foram realizados mais de 100 testes de rastreio ao novo coronavírus, entre utentes e profissionais do lar, cujos resultados foram já divulgados esta tarde. 

Comentários