Câmara de Setúbal reabre Convento de Jesus

Público volta a visitar o monumento mais importante da cidade 

O Convento de Jesus, em Setúbal, reabre ao público este sábado, 10 de Outubro, depois de um longo período de abandono e de ter estado fechado várias vezes nas últimas décadas, devido à degradação e ao risco de ruína. Para a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, a importância histórica do monumento justifica o empenho do município e os seis milhões de euros já investidos na requalificação, que, embora não esteja ainda concluída, já permite a reabertura ao público a partir deste sábado. Maria das Dores Meira referiu ainda que, depois de concluídas as primeiras duas fases de reabilitação, está já adjudicada, por 2,2 milhões de euros, uma terceira etapa, para a recuperação do que ainda falta nas alas norte e nascente do convento. Para uma quarta fase fica a construção de um depósito para o espólio arqueológico, pinturas e arte sacra do Museu de Setúbal, instalado no convento.

Convento de Jesus volta a ter a importância que merece 

A Câmara de Setúbal assumiu a liderança do processo de requalificação do Convento de Jesus após a assinatura de um protocolo com a Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, em Janeiro de 2012, o que permitiu lançar o concurso público e adjudicar a empreitada da primeira fase das obras de recuperação e valorização, concluídas em 2015.
As primeiras empreitadas de reabilitação e estabilização do edifício permitiram reabrir o Convento de Jesus em 20 de Junho de 2015, 23 anos após ter sido encerrado. Mas dois anos depois, em 24 de Outubro de 2017, o imóvel fechou outra vez as portas devido ao arranque da segunda fase dos trabalhos, que incluíram a recuperação dos claustros, sala do capítulo, coro alto e espaço envolvente do convento.
“As infra-estruturas mais importantes, as águas, os telhados, foi tudo feito na primeira fase. Nesta segunda fase foi feita a reabilitação da sala do capítulo, da ala norte, partes da igreja e todas as arcadas (claustros)”, disse Maria das Dores Meira, em declarações à agência Lusa durante uma visita ao principal monumento da cidade de Setúbal.
“Na parte frontal do convento, havia um pátio onde a nossa juventude se deliciava com os skates. Foi construído um novo parque de skate para a juventude noutro local da cidade e nós repusemos ali um bonito jardim em frente ao convento, para as pessoas desfrutarem deste monumento e terem ali também momentos de lazer. E na parte de trás foi reabilitada toda a cerca pequena e todo o hornaveque do convento”, acrescentou.
Segundo Maria das Dores Meira, a recuperação do Convento de Jesus tem sido um “processo longo”, que começou em 2002 com os esforços do município junto do Ministério da Cultura, da Direcção-Geral do Património e de outras entidades, uma vez que se trata de um Monumento Nacional, da responsabilidade da administração central e não da Câmara Municipal.
A autarca comunista, que está cumprir o terceiro e último mandato como presidente da Câmara de Setúbal, recordou que o entendimento com a administração central só foi possível há cerca de 10 anos e que a “saga da recuperação do Convento de Jesus" começou a ser concretizada em 2013. A autarquia, sublinhou, teve de se substituir à administração central, assumindo a comparticipação nacional (50 por cento) de uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação.
“Quando o Estado português teve de concretizar a candidatura em 2013, não havia dinheiro. Há um recuo do Estado português em relação a este edifício. E é a Câmara Municipal de Setúbal, com os impostos dos setubalenses, que vem dizer na altura: então nós vamos pagar essa comparticipação nacional”, disse.

O convento que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha 
O Convento de Jesus foi o palco escolhido para a ratificação, em 1494, do Tratado de Tordesilhas, com que Portugal e Espanha dividiram o mundo. Acolheu as freiras de um ramo da Ordem Franciscana até 1888, e, posteriormente, albergou o antigo Hospital do Espírito Santo até 1959.
Construído no final do século XV, em terrenos cedidos à Coroa por um particular, o convento, classificado como Monumento Nacional em 1910, acolhe desde o início da década de 60 do século XX as instalações do Museu de Setúbal, acervo com diversas colecções artísticas, arqueológicas, históricas e documentais de elevado valor, algumas com dimensão internacional.
A Igreja do Convento de Jesus, projectada pelo arquitecto Boitaca e considerada uma jóia da arquitectura portuguesa, ensaia as especificidades da arquitectura manuelina que se lhe seguiria, particularmente no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Convento de Jesus reabre em festa 
A sessão oficial de reabertura do monumento nacional realiza-se às 18 horas, a qual conta com uma intervenção pela presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e um apontamento musical pela Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, acompanhada por Maria Clara Batista, no violoncelo.
Segue-se, às 18h30, uma visita guiada ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus, que inclui um circuito musical com passagens pela Igreja de Jesus, Coro Alto e zona dos Claustros, com Cecília Drouillet, em harpa, Beatriz Afonso, no violino, e Miguel Santos, na guitarra clássica, ambos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, e Ana Sofia Vilares, em flauta transversal, da Sociedade Musical Capricho Setubalense.
Para o público em geral, as visitas, de entrada gratuita, com lugares limitados, decorrem no período das 19 às 20 horas, mediante reserva pelo telefone 265 537 890 ou pelo email conventodejesus@mun-setubal.pt.
O programa cultural de dia 10 conta ainda com o espetáculo de vídeo mapping “Convento de Jesus”, evento de grande impacte visual, com projeção na fachada principal do monumento, dinamizado por Ocubo, com sessões às 21 e às 23 horas, assim como um concerto oficial de abertura, às 21h15, a cargo de Rodrigo Leão, o qual conta com a participação especial do Coro Feminino TuttiEncantus, ambos no renovado Largo de Jesus.
Neste concerto, Rodrigo Leão, ao piano e no sintetizador, acompanhado de Ângela Silva, voz, sintetizador e metalofone, de Viviena Tupikova, violino e voz, de Carlos Tony Gomes, violoncelo, e João Eleutério, guitarra, baixo, sintetizador, percussão e harmónio indiano, explora “O Método”, uma produção de influências clássicas e eletrónicas que convida ao silêncio e à tranquilidade.
Tanto o espetáculo de vídeo mapping como o concerto por Rodrigo Leão têm entrada gratuita, mediante levantamento de convite na Casa da Cultura, localizada na Rua Detrás da Guarda, no centro histórico da cidade.
O programa de atividades que assinala a reabertura do Museu de Setúbal/Convento de Jesus continua no dia seguinte, às 11 horas, na Igreja de Jesus, com a celebração de uma missa pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, a qual conta com a participação do Coral Luísa Todi.
Segue-se, às 15 horas, a iniciativa Coro Setúbal Voz no Convento, que apresenta “Uma Alegria sem Fim que chega a ser Dor (coros de Dor e Amor)”. Já a partir das 16 horas, há visitas guiadas e comentadas ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus com as participações de GATEM – Espelho Mágico, do Teatro Estúdio Fontenova, do Teatro Animação de Setúbal e do TOMA – Teatro Oficina Multi Artes. As visitas são de entrada gratuita, mediante reserva pelo telefone 265 537 890 ou pelo email conventodejesus@mun-setubal.pt.
O programa encerra com a peça “Quadro Vivos de Caravaggio”, encenada por Ricardo Barceló, com sessões às 18h30 e as 21h30, que partilha com o público dramatizações acompanhadas de melodias barrocas e em que os atores Bárbara Cordeiro, Daniela Serra, Jan Gomes, Sofia Vasconcellos Gonçalves, Miguel Freire, Anouschka Freitas e Jorge Albuquerque representam ao vivo pinturas.
O apontamento musical pelo Coro Setúbal Voz e a dramatização “Quadros Vivos de Caravaggio” são de entrada gratuita, mediante reserva na Casa da Cultura de Setúbal ou através do email casacultura@mun-setubal.pt.
De acordo com as normas sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde relativas à pandemia de covid-19, é obrigatório o uso de máscara e o respeito pelo distanciamento físico em todos os eventos do programa dinamizado no âmbito da reabertura do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Comentários