Barreiro recupera Lago do Parque Catarina Eufémia

 Murete histórico - e raro na cidade e no país - está totalmente renovado

O murete do Lago do Parque Catarina Eufémia, no Barreiro, já está totalmente renovado. Esta peça única, rara no País, encontrava-se em avançado estado de degradação, e por esse motivo foi alvo de restauro, permitindo devolver a sua integridade e leitura. “Esta é uma obra importante para o Barreiro e para mim, em termos de recuperação de património. Se não o fizéssemos seria uma perda para a memória coletiva”, salientou o vice-presidente da autarquia,  João Pintassilgo, responsável do Ambiente e Espaços Verdes.
Autarquia recupera murete dos anos 30 

De acordo com o autarca, o município intervém nos espaços verdes em dois sentidos, “por um lado recupera o parque de uma forma mais integral, para que as pessoas se sintam bem, e por outro, recupera em concreto esta vedação “Fauxbois” (uma imitação artística de madeira ou grãos de madeira, utilizando cimento em armadura de ferro, faixas de cano e arame). Foi uma prática que se usou durante muitos anos, na década de 30 do século passado, e decidimos por bem recuperar esta peça icónica e rara na cidade e no país”.
Os trabalhos foram, refira-se, realizados por uma empresa especializada em conservação e restauro e incluíram a limpeza de todas as superfícies, estabilização dos elementos metálicos, remoção de intervenções anteriores dissonantes, colagem de elementos fraturados e reposição de elementos em falta.
De referir que o Parque Catarina Eufémia, localizado no centro da cidade, foi construído entre 1935 e 1939, segundo projeto de John McInvoy, jardineiro paisagista escocês.
Curiosamente, foi um funcionário da Câmara do Barreiro, conhecido por Mestre Carlos, que à época construiu o murete de proteção do Lago.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro

Comentários