Sesimbra promove participação e cidadania

Autarquia lança aplicação para denúncia de anomalias no espaço público

“Nós Sesimbra” é nome da aplicação que a Câmara de Sesimbra, lançou este mês, e que permite a qualquer cidadão, através de telemóvel ou computador, "comunicar à autarquia situações anómalas detectadas no espaço público", diz a autarquia em comunicado.  Um sinal de trânsito danificado, um buraco no pavimento ou no passeio, roturas de água, monos ou resíduos colocados indevidamente na via pública, e tantas outras pequenas ocorrências que muitas vezes são difíceis de detetar pelos serviços podem, desta forma, explica a Câmara Municipal, "ser comunicados pelos cidadãos que, assim, têm a oportunidade de participar ativamente na melhoria da qualidade de vida do concelho de Sesimbra". 
Municipes podem denunciar mais facilmente 

"Para reforçar o envolvimento dos munícipes e dos visitantes na vida do concelho, a Câmara de Sesimbra lançou, no início de Setembro, a aplicação Nós Sesimbra, uma ferramenta digital que permitirá que qualquer cidadão comunique situações anómalas que detete no espaço público, a qualquer hora e em qualquer local, de forma simples, rápida, e sem custos acrescidos, utilizando o telemóvel ou o computador, diz a autarquia em comunicado. 
Para informar o município de uma ocorrência, depois de instalada a aplicação, o processo é simples. “Basta escolher a categoria (espaços verdes, higiene urbana, trânsito são alguns exemplos), indicar o local (pode assinalar a morada através do mapa na aplicação), preencher os dados pessoais e enviar”, explica a autarquia, que lembra ainda a possibilidade de se juntar “uma pequena descrição ou anexar uma foto para complementar a informação”.
Para utilizar a ferramenta no computador, os interessados devem ir ao site sesimbra.pt, área de balcão digital e escolher a ligação NósSesimbra. Ou acederem à página de Facebook da autarquia que disponibilizará o formulário.
Uma das grandes vantagens desta aplicação, salienta o município, “é permitir receber informação sobre o processo por e-mail ou SMS”.
A ferramenta permite também subscrever “ocorrências já reportadas por outros utilizadores” da aplicação. “Cada registo activo fica visível num mapa, a partir do qual se escolhe a ocorrência a seguir. 
A partir desse momento, os serviços municipais são informados que houve uma nova notificação em relação àquela ocorrência e o novo utilizador passa a receber também informação sobre a sua evolução por mail ou SMS”, sublinha o município.
A Câmara Municipal garante ainda que “o andamento de cada processo, acompanhamento dos principais temas e do seu desenvolvimento será feito mensalmente no folheto informativo NósSesimbra e no site da autarquia”.
A plataforma, realça o município, “será ainda complementada por uma linha telefónica gratuita para a qual podem também ser reportadas ocorrências”.
A aplicação Nós Sesimbra – Participação e Cidadania será disponibilizada para telemóvel em versão Android e iOS, quer no site quer no Facebook da Câmara Municipal.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários