Seixal no Portugal Smart Cities Summit

Seixal + e Seixal On em destaque no evento que discute a vida das pequenas cidades 

O município do Seixal vai marcar presença no Portugal Smart Cities Summit 2020, que se realiza entre esta terça-feira e a próxima quinta-feira, 24 de Setembro, das 10 às 19 horas, no Pavilhão Rio do Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. O evento apresenta-se como um espaço de oportunidades ligadas à investigação, à educação e à criação de negócios nos mais diversos setores, bem como um momento de reflexão sobre o futuro da organização das cidades. No stand do município, estarão em destaque os projetos Seixal + e Seixal On. O Portugal Smart Cities Summit vai discutir temas como a descarbonização ou a saúde e bem-estar nas pequenas cidades. Perante a actual crise de saúde pública, o encontro promete um modelo “híbrido”, com palco físico e digital.
Projetos do Seixal em feira das cidades portuguesas 

Seixal + é, explica a autarquia, "um projeto que promove uma maior participação e proximidade com a população. Para a sua implementação, foram criados gabinetes de participação, que organizam debates e realizam obras de acordo com as propostas e necessidades da população, intervindo no espaço público, com requalificações e criação de estacionamento, mas também com ações de limpeza e manutenção".  
Para uma melhor resposta, vai ser criada a plataforma Seixal +, "uma nova aplicação móvel que irá permitir ao munícipe reportar em tempo real as mais variadas ocorrências no concelho e acompanhar a sua resolução", sublinha a Câmara do Seixal.  
"Esta nova área de atuação pretende ainda incentivar e mobilizar as comunidades para propósitos comuns, com especial enfoque na qualificação do espaço público, ao mesmo tempo que desenvolve uma política de qualidade através da facilitação da relação com o cidadão, com mais proximidade e uma resposta pronta face às novas imposições dos atuais ritmos de vida e as aspirações cada vez mais exigentes do cidadão", diz a autarquia. 
Seixal On é, explica o município, "um conjunto de projetos inovadores assentes em soluções tecnológicas". No certame, será dado destaque ao Laboratório Vivo para a Descarbonização, uma área de experimentação de soluções inovadoras ao longo das margens da Baía do Seixal, nomeadamente um eco-restaurante, a utilização e carregamento de veículos elétricos, contadores de água e iluminação pública inteligente, quiosques verdes, entre outras. 
Este laboratório estende-se por uma área de experimentação de soluções inovadoras ao longo das margens da Baía do Seixal, numa extensão de quatro quilómetros, entre a Praça 1.º de Maio, no Seixal, e a Rua dos Operários, em Amora.
A implementação desta fase do Seixal On implicou um investimento da Câmara do Seixal de "cerca de 2,5 milhões de euros, com um apoio do Fundo Ambiental de 500 mil euros".
O seu objetivo é a "melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, num município sustentável, e dar continuidade ao processo de redução de emissões de CO2 que, entre 2007 e 2018, sofreram um decréscimo de cerca de 36 por cento, fruto do compromisso assumido pelo município do Seixal, no âmbito do Pacto de Autarcas", conta a Câmara do Seixal. 
Até 24 de Setembro, o Portugal Smart Cities Summit vai instalar-se no Centro de Congressos de Lisboa para discutir temas como a descarbonização ou a saúde e bem-estar nas smart cities. Perante a actual crise de saúde pública, o encontro promete um modelo “híbrido”, com palco físico e digital.
No evento de inteligência urbana em que participam autarquias, entidades públicas e privadas, empresas e instituições de ensino, os temas centrais na edição de 2020 serão a descarbonização e a saúde e bem-estar nas smart cities. 
O programa prevê a participação de João Galamba, secretário de estado da energia, numa sessão subordinada ao tema Novos Modelos para a Descarbonização. Esta sessão deverá, ainda, contar com uma apresentação de Carlos Zorrinho, eurodeputado, sobre a Implementação das Comunidades de Energia, à qual se seguirá um debate com representantes da Universidade Nova de Lisboa e da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. 
A presença do ministro do ambiente e acção climática, João Matos Fernandes, deverá encerrar esta sessão, marcada para o segundo dia do encontro de inteligência urbana.
De forma minimizar os possíveis impactos inerentes à covid-19, o Centro de Congressos de Lisboa preparou um Plano de Mitigação de Riscos, tendo em conta as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Direção-Geral da Saúde.

Comentários