Rua dos Pescadores requalificada na Caparica

Investimento de 683 mil euros para "dar nova vida" a artéria emblemática da cidade 

Dar à rua dos Pescadores "a dignidade e importância que ela tem". É este o objetivo da Câmara de Almada que anunciou a "empreitada para a execução da requalificação" desta rua icónica da Costa de Caparica. A obra vai requerer um investimento de quase 700 mil euros e inclui a troca do pavimento atual por lajetas de betão pretas e brancas, mais resistentes e fáceis de manter. Esta intervenção inclui ainda nova iluminação e mobiliário urbano assim como a plantação de árvores para criar zonas de sombra. "Como forma de lembrar a história da Costa de Caparica, será também criado um pórtico em memória da Coroa", diz a autarquia. Neste momento, a principal rua da cidade está com o pavimento muito "degradado", o que tem afastado as pessoas daquela rua emblemática. 
Rua dos Pescadores ganha nova vida em 2021 

Foi aprovado, em reunião da Câmara de Almada, a adjudicação da empreitada para a execução da requalificação da Rua dos Pescadores, na Costa de Caparica, após concurso público. O objetivo é "dotar esta artéria emblemática do concelho de uma identidade. A intervenção proposta para a Rua dos Pescadores consiste na substituição do pavimento existente por lajetas de betão, alternando entre o preto e o branco, mais resistente e de fácil manutenção", diz a Câmara de Almada em comunicado.
Além da colocação de novos elementos de iluminação e de mobiliário urbano e a plantação de árvores, a obra vai criar ainda "zonas de ensombramento ao longo da rua, o projeto inclui a criação de um pórtico em memória da Coroa, que ali existiu outrora, aludindo à vivência histórica da Costa de Caparica", realça a autarquia. 
Até ao final do primeiro trimestre de 2021 a "intervenção será terminada", permitindo assim que a partir da primavera de 2021 "uma nova realidade seja experienciada por todos os utilizadores desta rua, tão popular pela sua ligação entre o centro da cidade e a praia, as suas gelatarias e a sua diversidade e capacidade de integrar todos", sublinha a Câmara liderada por Inês de Medeiros.
Em Fevereiro já tinha sido divulgado o novo regulamento para publicidade e ocupação do espaço público na rua dos Pescadores, o que inclui novas normas para as esplanadas, que deverão ser mais leves e modernas.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários