Barreiro discute biodiversidade da Mata da Machada

Autarquia quer aproximar as pessoas das reservas naturais do concelho 

O término do Projeto Life Biodiscoveries, que tem sido desenvolvido desde 2014 na Reserva Natural Local do Sapal do Coina e da Mata da Machada, no Barreiro, foi assinalado com uma Conferência Final, que contou com a participação de 19 projetos nacionais e internacionais em áreas como o controlo de invasoras, voluntariado ambiental e restauro de ecossistemas. Na abertura dos trabalhos desta conferência online, vereador Bruno Vitorino reforçou a importância que o projeto Life Biodiscoveries tem tido no controlo de acácias e chorão-da-praia, duas espécies invasoras que têm sido alvo de intervenção na Reserva Natural Local do Barreiro. “Nestes seis anos, já estiveram envolvidos nas ações do projeto cerca de 8800 voluntário, entre famílias, escolas, associações e empresas”, sublinhou o autarca. Segundo o município, metade da população do Barreiro “ainda não conhece ou foi à Mata da Machada”.
Autarquia quer melhorar Mata da Machada 

Bruno Vitorino referiu ainda a importância do impacto social deste projeto, através do envolvimento de reclusos em fim de pena, no âmbito de um protocolo estabelecido com o Estabelecimento Prisional do Montijo, que integraram a equipa técnica, trabalhando no terreno. Verifica-se assim que "é possível associar a componente social a projetos de natureza", referiu o vereador.
Ao longo de dois dias, oradores portugueses e estrangeiros apresentaram trabalhos em áreas como o controlo de invasoras, voluntariado ambiental e restauro de ecossistemas. Neste momento de partilha, percebeu-se que muito se tem feito, mas muito há ainda por fazer no que respeita a conservação da natureza e restauro ecológico. Trata-se de um trabalho moroso e com resultados lentos, no entanto com um grande impacto ecológico, a longo prazo.
Tal como todos os projetos ambientais, o desafio coloca-se na "sua continuidade, mesmo sem financiamento, integrados nos modelos de gestão territoriais", realça Bruno Vitorino. Em relação ao Life Biodiscoveries, o vereador Bruno Vitorino pretende "manter o trabalho que tem sido feito até aqui na Reserva Natural Local do Sapal do Coina e da Mata da Machada, continuando a envolver a população na preservação desta área protegida do concelho do Barreiro". 

Plano para melhorar espaço
Em Março deste ano, a relocalização do parque de merendas da Mata Nacional da Machada, no Barreiro, e a regularização e recuperação paisagística do parque de estacionamento, são duas das medidas consideradas “urgentes” pelo plano de acção da Reserva Natural Local que o município barreirense apresentou. O encontro juntou dezenas de interessados na reflexão sobre o futuro daquele que é considerado o “pulmão” do Barreiro. 
Bruno Vitorino revelou nessa altura, que um dos objetivos da autarquia passa por aumentar a participação da população para “uma política integrada que valorize o espaço e os seus valores naturais, e que permita que as pessoas possam usufruir da riqueza da biodiversidade, da tranquilidade e da paz de espírito que estes lugares nos podem proporcionar”. 
O plano, elaborado para um horizonte de cinco anos, assenta em quatro eixos considerados fundamentais. O primeiro sobre a valorização e conservação de valores naturais, seguindo-se a área da comunicação e educação ambiental, com a animação e a criação de publicações.
O terceiro eixo diz respeito à visitação e o quarto à gestão e avaliação, que consiste em executar e monitorizar as ações daquele território, identificando o seu sucesso e a relação da reserva nacional com os seus pares e milhares de utilizadores.
No que toca ao edificado existente na mata (estruturas que fazem parte da zona de promoção da visitação), a Câmara do Barreiro defende que devem ser ainda combatidas lacunas como a inexistência de um espaço de acantonamento para escoteiros, casas-de-banho de acesso público e infraestruturas de saneamento.
O documento refere também a existência de acordos com entidades para garantir a recuperação e revitalização dos antigos viveiros, das casas de apoio e da Casa do Guarda, para “proporcionar um espaço de estadia aos visitantes”.
De acordo com a autarquia, outros espaços serão ainda alvo de intervenção para acolher as atividades de apoio à apicultura ou à produção de alimentos. Face ao “estado de degradação” destas edificações, está previsto que “seja necessário perto de 24 meses para a realização de estudos prévios (arquitectura e especialidade), projecto e obra” naquela que é uma das maiores zonas verdes da região.

Uma mata "ainda desconhecida" pela população 
De acordo com um inquérito realizado aquando do início da atividade da autarquia, apenas 10 por cento da população do concelho reconheceu que conhecia a mata, com uma pequena percentagem a garantir que já a tinha visitado. Deste total, 90 por cento ainda não tinha visitado o espaço. Decorridos 15 anos, segundo o autarca, metade da população do concelho “ainda não conhece ou foi à Mata da Machada”.
“A Machada é nossa e isso é muito importante quando queremos preservar o património natural”, destacou Bruno Vitorino, que salientou a dificuldade que “tivemos enquanto decisores políticos, em dar ênfase e para isso também precisamos de recursos, sejam eles humanos ou financeiros”, numa área do concelho com ligação histórica à época dos Descobrimentos, apelando à participação de todos para que se entenda “a ‘jóia’ que ali temos e no que pode ajudar em toda a dinâmica socioeconómica” do Barreiro.
Recorde-se que a Reserva Natural Local do Sapal do rio Coina e Mata da Machada foi criada em Outubro de 2012, resultado do reconhecimento da autarquia e da população da importância destes espaços, para o Concelho. Esta área protegida corresponde a cerca de 800 hectares (cerca de 23 por cento do concelho) e inclui dois espaços naturais de grande valor do ponto de vista ecológico, histórico, social e paisagístico - o Sapal do Rio Coina e a Mata Nacional da Machada-, sendo essencial a promoção do seu papel na história e qualidade de vida no Concelho do Barreiro, assim como a sua proteção do ponto de vista da conservação da natureza e da biodiversidade.

Agência de Notícias  com Câmara do Barreiro

Comentários