Sardinha celebrada em degustação em Setúbal

Descobrir novas e inovadoras formas de cozinhar e saborear a sardinha

A sardinha recebeu destaque suplementar numa degustação comentada pela chef Maria João Patronilho, que encerrou no dia 2, na Casa da Baía, uma semana gastronómica com a participação de perto de cinco dezenas de restaurantes de Setúbal. Gaspacho com creme de manjericão, ceviche de sardinha com abacate e tangerina e filete de sardinha marinado e flamejado com creme de pimento vermelho foram os três pratos confecionados por Maria João Patronilho, da Siso – Gastronomia Artesanal, os quais conquistaram as cerca de vinte pessoas que participaram na sessão de domingo ao final da tarde.
Sardinha foi rainha por uma semana em Setúbal 

Durante duas horas, os participantes tiveram oportunidade de descobrir novas e inovadoras formas de cozinhar a sardinha numa degustação em que foram salvaguardadas as recomendações dadas pela Direção-Geral da Saúde durante a atual crise sanitária mundial.
A Semana da Sardinha 2020, certame organizado pela Câmara  de Setúbal e pela Docapesca, com o apoio da Makro, iniciou-se a 24 de Julho, constituindo-se como um incentivo de promoção de produtos da região e de dinamização da restauração local.
"Ao longo de dez dias, a sardinha, uma das espécies mais consumidas no país durante o verão, esteve presente nas ementas de 49 restaurantes do concelho, que apresentaram ementas gastronómicas específicas, tendo sempre por base este pescado tradicional da costa sadina", diz a câmara de Setúbal.
Através deste evento gastronómico, Setúbal associou-se às comemorações dos vinte anos da elevação da gastronomia a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, que contou com atividades um pouco por todo o país entre 24 e 26 de Julho, numa organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.
"Pelas comemorações dos vinte anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, Setúbal destacou os produtos típicos da região, em particular a sardinha, num vídeo promocional disponível nos canais online do município, nomeadamente nas páginas oficiais de Facebook e YouTube", sublinha a autarquia sadina.
Esta ação contou com o envolvimento do chef Mauro Loureiro, que, a partir de produtos selecionados no Mercado do Livramento, confecionou, a 17, um prato gourmet de polenta de broa de milho com sardinha e pimento, composta por sardinhas panadas, pimentos assados e desidratados e molho de espinhas com pickles de beterraba e abóbora.
"A Semana da Sardinha 2020 faz parte de um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência", concluiu a Câmara de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários