“Rota do Pitéu” chega a Setúbal e Azeitão este mês

Tapas em rota gastronómica pelos sabores da região em 18 estabelecimentos por 3,5 euros

Pitéus de influência tradicional sadina estão em destaque durante o mês de Agosto num novo evento gastronómico que conta com a participação de vários estabelecimentos de restauração do concelho de Setúbal especializados em petiscos. A “Rota do Pitéu”, evento gastronómico com o envolvimento de 18 estabelecimentos de restauração de Setúbal e Azeitão, recupera iguarias tradicionais da região com a apresentação diária de um petisco em cada um dos espaços aderentes, entre 10 e 31 de Agosto. Desfrute do verão com bons pitéus e em segurança. 
Rota da pitéu até fim de Agosto

O evento, da Câmara de Setúbal, é caracterizado pela "diversidade da oferta, que vai da degustação de petiscos tradicionais à apresentação de propostas inovadoras, com os pitéus, disponibilizados em dias específicos, a apresentarem o valor fixo de 3,5 euros durante o evento", explica a autarquia em nota de imprensa.
O certame começa no dia 10, com a 490 Taberna STB a propor croquetes de choco. No dia 11, a sugestão é de As Machadas, com miniespetadas de camarão e, a 12, o Bardo Taberna Medieval tem asinhas de frango com molho de ervas.
A “Rota do Pitéu” passa, no dia 13, pelo Botânica Tapas e Petisco, que da seleção de tapas da ementa habitual elegeu pimentos padron.
No dia 14, um sábado, todos os estabelecimentos aderentes apresentam o seu petisco em destaque para o certame.
A 15, a proposta do dia é moelas, pelo Café Arco Íris, o mesmo prato a apresentar a 16, pelo Café Europa.
No dia 17, o Corktale viaja até aos sabores da Suécia com a recomendação de batata sueca recheada com queijo da ilha e presunto.
No dia 18, o choco frito é rei na Flórida Cervejaria e, a 19, a sugestão é bifana com molho de moscatel, no Moscatel Setúbal Experience. A 20, é dia de provar a salada de ovas da Petisqueira Brandão.
No dia 21, sábado, uma vez mais todos os estabelecimentos aderentes ao evento apresentam o petisco em destaque por 3,5 euros. No dia seguinte, 22, a Petisqueira O Manuel dá a conhecer pataniscas de polvo.
No dia 23 a “Rota do Pitéu” passa pelo restaurante Pinga Amor, onde está em destaque o caracol e, a 24, na República Azeitão, com alheira para picar, com batata frita, pickles e azeitonas.
A 25 de Agosto é dia de provar anchovas em conserva e pão com manteiga num dos mais antigos espaços de restauração de Setúbal, a Taberna do Fernando dos Jornais.
A proposta para o dia 26 é a passagem pela Taberna do Largo para provar pataniscas de chouriço, enquanto a 27, na Tasca do Choco, há degustação de paté de choco, patanisca, rissol e empada de choco, com molho de choco e tostas.
No dia 28, por ser sábado, os estabelecimentos aderentes voltam a apresentar os petiscos em destaque no evento por 3,5 euros. A 29, é a vez de a Tasca do Galo dar a provar bifana com queijo no pão.
A viagem gastronómica da “Rota do Pitéu”, evento gastronómico organizado pela autarquia com "o objetivo de contribuir para alavancar a economia local da restauração, termina no dia 30 de Agosto com pires de camarão, aproximadamente 120 gr, na Tasca do Zé Maria", conclui a câmara sadina.
Consulte o roteiro completo da “Rota do Pitéu” aqui

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários