Festa da Atalaia entre as 7 maravilhas da região e do país

Montijo recebe hoje as Maravilhas da Cultura Popular em direto na RTP

A Praça da República, no Montijo, será o palco da final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Nesta segunda-feira a partir das 10 horas, o programa da RTP estará, todo o dia em direto, do Montijo para eleger a finalista regional de Setúbal. E neste campo, o município do Montijo conta com o seu voto para levar até à final nacional a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia que, se festeja há mais de 500 anos. Apesar da erosão que os tempos inevitavelmente produzem nas tradições populares a Festa da Atalaia, com os seus rituais e a sua magia, tem ainda raízes muito profundas entre as populações camponesas do trajeto imaginário que se estende da Azóia [Sesimbra], à Quinta do Anjo, Pinhal Novo, Olhos de Água e Carregueira, Jardia e se prolonga pelo Alto Estanqueiro às regiões de Montijo, Alcochete e Pegões. A Câmara de Palmela [de onde chegam três cirios] apoia a candidatura. As Pinturas Tradicionais em Embarcações, a Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo e a Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, [todas do concelho da Moita], o Chapéu do Descarregador de Peixe, o Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia e a Lenda de Nossa Senhora da Arrábida, em Setúbal, são outros dos finalistas do distrito de Setúbal. 
Festa da Atalaia é uma das mais antigas da região

A Câmara Municipal do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou Festa Grande, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região.
A candidatura passou as primeiras fases de seleção, sendo uma das 7 finalistas regionais (distrito de Setúbal). Até esta segunda-feira, as candidaturas estão a votação do público (através de linhas telefónicas). O número da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é o 760 207 815. "Ligue e ajude-nos a chegar à final nacional das 7 Maravilhas da Cultura Popular!", salienta a Câmara do Montijo.
Elisabete Jacinto, uma das mais conhecidas figuras do desporto motorizado nacional, é a madrinha da nossa candidatura. Natural do Montijo, foi com satisfação que aceitou o convite para ser madrinha e faz questão de deixar um apelo ao voto: “este ano, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular, mas para vencer precisamos do seu voto. Ligue e vote na centenária Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, uma das mais antigas romarias marianas portuguesas”.
A Festa de N.ª Sra da Atalaia decorre no último fim de semana de Agosto, na Atalaia, concelho do Montijo. Desconhece-se a data da primeira romaria pelo que a romaria dos Oficiais da Alfândega, em 1507 (motivada pela peste que grassou por Lisboa), é tida como o grande momento expansionista do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia.
Ao longo dos séculos, esta romaria chegou a contar com cerca de oitenta confrarias e círios. Em 1823 eram trinta e quatro (o máximo conhecido, num só ano), hoje restam seis círios: o Círios dos Marítimos de Alcochete, que festeja na Páscoa e cinco outros Círios, pela Festa Grande: Azóia, Quinta do Anjo, Carregueira, Olhos de Água e Círio Novo.
"Inicialmente, os romeiros transportavam e colocavam junto ao altar do Santuário uma vela grossa, um círio, de onde resultou o nome dado às romarias organizadas. Hoje, transportam as bandeiras que identificam a sua proveniência e promessa por determinada povoação, localidade ou comunidade", conta a autarquia.
Palmela apoia Festa da Atalaia a Maravilha da Cultura Popular
Palmela apoia a candidatura da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, no Montijo, às 7 Maravilhas da Cultura Popular. "Até 10 de Agosto, vote através do 760 207 815 e ajude esta manifestação cultural secular a chegar à final nacional do concurso", pede autarquia.
O concelho de Palmela tem uma particular importância histórica no contexto da romaria a Nossa Senhora da Atalaia. Anualmente, no último fim de semana de Agosto, três círios do concelho (Quinta do Anjo, Carregueira e Olhos de Água) realizam a romaria ao santuário, numa demonstração de fé, tradição e ligação secular da população à “Festa Grande”.
"A Câmara do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia às 7 Maravilhas da Cultura Popular, procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região", diz a autarquia de Palmela. 
A candidatura passou as primeiras fases de seleção e é uma das sete finalistas regionais distrito de Setúbal. As Pinturas Tradicionais em Embarcações, a Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo e a Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, [todas do concelho da Moita] e o Chapéu do Descarregador de Peixe, o Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia e a Lenda de Nossa Senhora da Arrábida, em Setúbal, são outros dos finalistas. 
O Concurso Nacional 7 Maravilhas de Portugal tem como objetivo divulgar e comunicar os valores positivos de uma Identidade Nacional Forte, procurando evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial, elegendo o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições associadas as várias regiões do país.
A edição de 2020 é dedicada à Cultura Popular, através da eleição das 7 Maravilhas do património cultural material e imaterial de Portugal. Tal como nas edições anteriores, a RTP é a televisão oficial. O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Agência de Notícias 

Comentários