Distrito de Setúbal quer levar duas maravilhas à semi-final

Festa da Atalaia já foi escolhida e as pinturas tradicionais em embarcações, na Moita, luta pela semi final no domingo 

A candidatura “Pinturas Tradicionais em Embarcações”, apresentada pelo município da Moita às 7 Maravilhas da Cultura Popular, foi a segunda mais votada na final regional de Setúbal e continua na corrida à eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular da RTP. Já no próximo domingo, 16 de Agosto, as “Pinturas Tradicionais em Embarcações” voltam a participar no programa, que será transmitido em direto de Porto de Mós, no distrito de Leiria. Se a candidatura do município da Moita for uma das mais votadas entre as mais de 20 candidaturas a concurso no dia 16 de Agosto, passará às meias finais que decorre no dia 23 de Agosto, em Salir, em Loulé, onde já está a candidatura da Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, do concelho do Montijo, a mais votada pelo público. 
Pinturas em embarcações é um património da região 


"As pinturas tradicionais conferem a cada embarcação um perfil inconfundível e único, tornando-as verdadeiros quadros vivos", diz a Câmara da Moita que candidatou esta arte secular às 7 Maravilhas da Cultura Popular. 
Motivos florais, paisagens rurais, tradições socioculturais, figuras religiosas, letras e números, enquadrados por cercaduras com desenhos geométricos são alguns dos elementos decorativos de inspiração popular que se podem encontrar nas embarcações, pintados numa técnica simples e espontânea. 
Os antigos marítimos e trabalhadores da construção naval das localidades ribeirinhas do Tejo defendem que a pintura decorativa das embarcações do estuário foi uma criação de dois construtores navais, naturais do concelho da Moita (Francisco Lopes e Manuel Fernandes Reimão, conhecido como o “Canário”.
"A arte popular das pinturas tradicionais que embeleza as embarcações do concelho da Moita, com flores, paisagens, cenas religiosas, tradições tauromáquicas, números e letras de cores garridas", conta com o professor Carvalho Rodrigues como padrinho.
Físico e professor Catedrático, Carvalho Rodrigues é conhecido como o “pai” do satélite espacial português e proprietário da Canoa do Tejo Ana Paula. Apaixonado pelas embarcações tradicionais do Tejo, é um defensor da preservação deste património único e foi um dos impulsionadores da criação da Marinha do Tejo.
"No dia 16 de Agosto, ligue 760 207 818 e garanta que as “Pinturas Tradicionais em Embarcações” prosseguem no concurso e são eleitas uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular do nosso país", apela a autarquia. O custo da chamada é de 60 cêntimos+ iva - cada telefone tem direito a votação ilimitada - votação possível apenas com números de telefone portugueses.
Se a candidatura do município da Moita for uma das mais votadas entre as mais de 20 candidaturas a concurso no domingo, passará às meias finais que decorre no dia 23 de Agosto, no concelho de Loulé.

Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é maravilha do distrito 
O programa da final regional do distrito de Setúbal foi transmitido a 10 de Agosto, a partir da Praça da República, no Montijo. Ao longo do dia, as sete candidaturas distritais foram sendo apresentadas e, no final, a contagem de votos revelou que a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia foi a grande vencedora da final regional, seguindo agora para semifinal a realizar no dia 23 de agosto, em Salir, Loulé.
"O envolvimento de toda a comunidade e população não só do concelho do Montijo, mas dos concelhos vizinhos foi decisivo para alcançarmos este resultado. O nosso reconhecido agradecimento a todos aqueles que votaram e que apoiaram publicamente a candidatura, desde os representantes dos vários círios, à madrinha da candidatura, Elisabete Jacinto, Junta da União das Freguesias de Alto Estanqueiro-Jardia, Paróquia da Atalaia, Câmara de Palmela, Câmara de Alcochete, Junta de Freguesia de Alcochete e Junta de Freguesia do Castelo, em Sesimbra", disse a Câmara do Montijo.
O Município do Montijo candidatou a Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, ou Festa Grande, às 7 Maravilhas da Cultura Popular, "procurando valorizar e dar mais visibilidade a uma manifestação cultural que é das mais antigas do país e uma referência única na região". A candidatura teve o patrocínio da PopularFM e da ADN-Agência de Notícias que organizaram um grande debate sobre o passado, o presente e o futuro da festa, transmitido em direto na PopularFM a partir da Atalaia, com todas as entidades que organizam a festa bem como a realização de documentários visuais, produzidos pela ADN-Agência de Notícias, que tiveram mais de 18 mil visualizações.   
A Festa de Nossa Senhora da Atalaia decorre no último fim de semana de Agosto, na Atalaia, concelho do Montijo. Desconhece-se a data da primeira romaria pelo que a romaria dos Oficiais da Alfândega, em 1507 (motivada pela peste que grassou por Lisboa), é tida como o grande momento expansionista do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia.
Ao longo dos séculos, esta romaria chegou a contar com cerca de oitenta confrarias e círios. Em 1823 eram trinta e quatro (o máximo conhecido, num só ano), hoje restam seis círios: o Círios dos Marítimos de Alcochete, que festeja na Páscoa e cinco outros Círios, pela Festa Grande: Azóia, [Sesimbra], Quinta do Anjo, Carregueira, Olhos de Água [Palmela] e Círio Novo [Montijo].
Inicialmente, os romeiros transportavam e colocavam junto ao altar do Santuário uma vela grossa, um círio, de onde resultou o nome dado às romarias organizadas. Hoje, transportam as bandeiras que identificam a sua proveniência e promessa por determinada povoação, localidade ou comunidade.
O Concurso Nacional 7 Maravilhas de Portugal tem como objetivo divulgar e comunicar os valores positivos de uma Identidade Nacional Forte, procurando evidenciar a vivência e reconhecimento do património cultural material e imaterial, elegendo o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições associadas as várias regiões do país.
A edição de 2020 é dedicada à Cultura Popular, através da eleição das 7 Maravilhas do património cultural material e imaterial de Portugal. Tal como nas edições anteriores, a RTP é a televisão oficial. O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Agência de Notícias 

Comentários