Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 29 de julho de 2020

A Menina com Bicicleta espera por si em Setúbal

Avenida Luísa Todi com nova atração

A placa central da Avenida Luísa Todi, em Setúbal, tem instalada uma nova peça escultórica em bronze, da autoria de João Duarte, intitulada “Menina com Bicicleta”. A escultura em bronze fundido, com 2,10 metros de altura e em patine esverdeada, retrata, diz a autarquia sadina, "um corpo feminino, com formas 'generosas', junto de uma bicicleta, colocada defronte da entrada do Largo da Ribeira Velha". A Menina com Bicicleta foi fundida por uma empresa especializada, em Bilbao, Espanha. A instalação em Setúbal foi acompanhada pelo Executivo municipal e pelo próprio artista plástico.
João Duarte volta a embelezar Setúbal 

A inspiração, descreveu João Duarte, “surgiu da procura crescente do uso de ciclovias. Há cada vez mais ciclovias e Setúbal acompanha essa tendência. Também há cada vez mais pessoas a usufruírem dessa opção. É preciso promover a bicicleta como o transporte do futuro”.
Segundo o autor, a peça “é fácil de compreender” e, na posição da menina “que está a olhar para cima, para a Lua, para o céu, está implícito o ato da contemplação e da poesia”.
João Duarte é conhecido como “o escultor das gordas”, devido à forma como trabalha o tema “Mulher”. Desenvolve igualmente trabalhos de medalhística, área na qual ganhou prémios internacionais e é ainda responsável pela criação de moedas comemorativas.
A “Menina com Bicicleta”, agora instalada na placa central da Avenida Luísa Todi, é a quarta de uma coleção criada pelo escultor para Setúbal, estando as restantes peças localizadas no Largo da Ribeira Velha, “Menina com Mala” e “Menina com Cadeira”, e no Largo da Misericórdia, numa obra intitulada de “Dolce Vita”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010