Novo centro de acolhimento temporário no Seixal

Autarquia entra em estado de emergência e fecha passeio ribeirinho entre a Amora e o Seixal

A Câmara do Seixal ativou o Plano Municipal de Emergência, que passou por encerra o passeio ribeirinho entre Amora e o Seixal e criação de um Centro de Acolhimento Temporário no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha para vítimas da covid-19 que venham a necessitar de alojamento temporário, ou outras estruturas. O objetivo deste plano é “impor o cumprimento das restrições à circulação na via pública, a obrigatoriedade de isolamento e quarentena e o funcionamento dos serviços essenciais de apoio à população nas condições exigíveis para a mitigação de contágio”, disse a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. O Seixal, a par de Almada, é o concelho com mais casos positivos para o novo coronavírus. Tinha nesta quarta-feira, 79 casos confirmados e a tendência é para subir até Maio.  
Hospital de campanha na Torre da Marinha 

A autarquia justifica a decisão "tendo em conta a elevada previsibilidade de casos de infeção em lares de idosos e outras instituições de apoio social, assim como a necessidade de garantir a redução da circulação de pessoas na via pública, do cumprimento do afastamento social, do cumprimento do isolamento de casos suspeitos e a quarentena de casos confirmados de infeção; a necessidade de ser garantida a resposta aos doentes vítimas de infeção, sem recursos próprios, apoio familiar ou institucional". 
A instalação de centros de acolhimento temporário para doentes covid-19 que venham a necessitar de alojamento temporário, ou outras estruturas, também está agora assegurada. Há dezenas de camas disponíveis, como é possível ver na imagem partilhada pela autarquia.
Segundo a mesma nota, a ativação deste plano também se deve à “elevada previsibilidade de casos de infeção em lares de idosos e outras instituições de apoio social”.
O presidente da da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, enviou um ofício ao governo a exigir a realização urgente de testes à covid-19 aos bombeiros, utentes e profissionais de lares de idosos, bem como à Unidade de Cuidados Continuados Integrados do concelho, para que “sejam despistados quaisquer focos de contaminação numa população de elevado risco”.

Alunos carenciados com refeições em casa 
Apesar destas medidas, a autarquia garante que “vai continuar a assegurar a prestação dos serviços públicos essenciais como o abastecimento público de água, o saneamento e a recolha de resíduos”. Foi também já iniciada a desinfecção de espaços públicos, abrangendo todas as freguesias, nomeadamente na envolvente dos centros de saúde, equipamentos e contentores de deposição de resíduos.
“Todo este trabalho só é possível graças ao empenho e disponibilidade de centenas de trabalhadores municipais que estão na linha da frente do combate a esta pandemia”, refere comunicado da autarquia.
Para além de assegurar apoio aos alunos de famílias mais carenciadas e à população idosa, com refeições gratuitas, e não só, a Câmara do Seixal acabou de aprovar um Plano de Operações Municipal da covid-19, que tem como objetivos “antecipar e preparar os meios e recursos no município para minimizar o impacto da pandemia no concelho do Seixal”.
Através deste plano municipal, será assegurado equipamento de proteção individual para os corpos de bombeiros do município, corporação do Seixal e a da Amora, “de forma a garantir a sua segurança e operacionalidade”, será ainda definido um Centro de Isolamento Municipal para bombeiros, assim como garantir a sustentação logística das operações, nomeadamente alimentação e alojamento.
Entre as várias medidas está a adoção preventivamente modelos de alternativos do funcionamento dos Corpos de Bombeiros, em caso de falta de elementos de comando ou de operacionais, e ainda definir a metodologia para o pedido de meios de reforço distritais (Grupos de Reforço) e a sua sustentação logística e operacional.
Alunos carenciados com comida em casa e proteção aos idosos
A autarquia vai apoiar as famílias com distribuição de refeições aos alunos do 1.º ciclo do escalão A. Uma decisão implementada deste ontem, e que se vai alargar a todas as famílias do escalão B. As refeições funcionam em regime de take-away e em descartáveis individuais para serem consumidas em casa.
A Câmara “pretende ser um factor de normalidade e estabilidade, mesmo sabendo que estamos numa situação difícil, em que muitos de nós terão de ficar em casa”, lembrou Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal.
A autarquia ativação ainda três linhas de apoio para os idosos que careçam de receber refeições confeccionadas em casa, medicamentos e outros bens de primeira necessidade e uma linha de apoio psicológico.
Trata-se de um plano de apoio social desenvolvido em parceria com as juntas de freguesia e instituições sociais do concelho de forma a que a população idosa fique resguardada em casa.
Joaquim Santos deixou palavras de apreço aos trabalhadores das autarquias do Seixal, aos bombeiros do Seixal e de Amora e, particularmente, aos profissionais da Saúde, “que todos os dias nos ajudam para que possamos ultrapassar esta crise, preservando o mais possível a saúde de todos”. E concluiu: “estamos na linha da frente. Todos juntos vamos fazer frente a esta situação difícil e vamos vencer”.
Desde 17 de Março que está em vigor o alargamento da data limite de pagamento das faturas de água para 90 dias. Estes são contados a partir da data de emissão das faturas. Sendo que as já emitidas cujo prazo terminava no dia 17 de Março ou nos dias seguintes, vão ficar com as referências multibanco válidas por mais 40 dias.
A autarquia solicita ainda que, sempre que possível, a leitura do contador de água seja feita e enviada para os serviços municipais através do Balcão Digital da Água em cm-seixal.pt ou do telefone 800 500 210.

Agência de Notícias 

Comentários